Na tarde desta terça-feira, 27, o auditório do Colégio Estadual Luis Eduardo Magalhães estava lotado. Dezenas de pessoas estiveram no local para prestigiar o evento de premiação do Projeto Eco Kids e Eco Teens 2018, promovido pelo Ministério Público da Bahia.
O Projeto de educação ambiental, que já acontece há cinco anos, busca, de forma interdisciplinar, trabalhar o tema, como determina a Política Nacional de Educação Ambiental, por meio da produção dos jornais Eco Teens e Eco Kids. Mas, nesse ano, a ação teve uma novidade: os alunos das seis escolas participantes do Projeto, além de produzirem os jornais, foram convidados a usar a imaginação para criar quadrinhos, charges e tirinhas sobre a necessidade da preservação do “Parque Municipal Serra do Periperi”.
A promotora ambiental Karina Cherubini, responsável pelo Projeto em Vitória da Conquista, contou que a escolha do tema para a produção dos gibis teve o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância de preservar esse bem natural tão importante do município. Para a promotora, mesmo sendo uma novidade, a produção das histórias em quadrinhos trouxe resultados positivos, tanto pela quantidade de materiais produzidos, como pela qualidade do conteúdo.
“O resultado foi surpreendente, principalmente, pela articulação global e local que os alunos conseguiram fazer por meio dos desenhos, com a utilização de sátiras e comparando, por exemplo, as queimadas no Parque Municipal Serra do Periperi com o incêndio no Museu Nacional no Rio de Janeiro. Isso mostra que eles têm essa percepção ambiental da necessidade de preservar o patrimônio público, seja ele artificial ou natural”, ressaltou a promotora.
Thaynara Lima, de 11 anos, estudante do 5º ano na Escola Municipal Professora Iza Medeiros, foi uma das finalistas. Com muita criatividade, ela desenhou uma história em quadrinhos sobre a importância de cuidar do Poço Escuro, a principal reserva florestal de Vitória da Conquista, que faz parte do Parque Municipal. Apesar de não ter sido premiada, ela conta que o mais relevante foi aprender sobre o que é preciso fazer para cuidar do meio ambiente. “Participando do projeto, a gente aprendeu que cuidar da natureza hoje é importante para o nosso futuro”, afirmou a estudante.
Parceria com a Uesb – Para fazer a sua história em quadrinhos, Thaynara e seus colegas, além dos demais alunos das outras cinco instituições, participaram de oficinas com o cartunista e professor da Uesb, Rosalve Lucas, vinculado ao Departamento de Geografia (DG). O docente conta que a ideia foi estimular a criatividade dos estudantes para que eles pudessem transformar os elementos do dia a dia em ideias para a produção de desenhos, utilizando humor e reflexões.
“Eu achei muito interessante, porque o interesse dos alunos foi maior do que eu esperava. Foi bom ver que eles queriam transmitir suas mensagens, por meio de desenhos”, comentou o professor.
Além da Uesb, são parceiros do Projeto a Prefeitura de Vitória da Conquista, o Conselho Municipal de Educação, de Meio Ambiente e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e o Núcleo Territorial de Educação (NTE-20).