Na manhã dessa quarta-feira, 28, a Uesb realizou a primeira reunião da Comissão Própria de Avaliação (CPA). O encontro marcou o início das atividades da CPA, composta por 11 representantes responsáveis pelo planejamento, coordenação, condução e articulação do processo de autoavaliação institucional da Universidade.
A criação da CPA é uma exigência da Lei Federal 10.861/2004, que estabelece as diretrizes para o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). A regulamentação específica para a Uesb é feita pela Resolução Consu 04/2006.
A Comissão é formada por uma representação diversificada da comunidade universitária e externa, incluindo professores, estudantes, técnicos administrativos e membros da administração central, além de um representante da sociedade civil. Essa composição busca garantir uma avaliação abrangente e representativa do funcionamento e da qualidade da Instituição.
“Vamos trabalhar para identificar, dentro da Universidade, o que precisa de um olhar mais atento no sentido da melhoria. Vamos olhar para a infraestrutura, para o processo de ensino-aprendizagem como docente, as necessidades que os docentes possam apontar”, explica o professor Gil Novaes, coordenador geral da Comissão.
A representação da CPA está presente nos três campi da Uesb, por meio da coordenação do professor Baraquizio Braga, que representa o campus de Jequié, e do professor Adailton Freitas, no campus de Itapetinga. Essa representação é realizada por meio de processo eleitoral para biênios. O que está em vigor se refere ao período de 2024 a 2026.
Como representante da sociedade civil dentro da Comissão, Gygyane Ferraz, gerente de educação profissional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), destaca a importância de um olhar externo para a identificação de possíveis melhorias na integração da sociedade com a comunidade. “Esse olhar de fora para dentro também pode levar lá para fora o que é produzido e como a Universidade tem trabalhado esse processo de avaliação dos seus cursos”, avalia.
Até o final do semestre, a Comissão deverá apresentar à comunidade universitária o novo projeto de autoavaliação dos cursos de graduação da Uesb.