Com a missão de levar ao ar programas educativos, socioculturais e de entretenimento, o Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte) realizou, pelo terceiro ano consecutivo, a seleção de programas para integrar sua programação. Na Uesb FM, as novas atrações já estrearam e fazem parte do “Uesb Comunidade”.
Neste ano, os programas de rádio selecionados foram: “SOS Saúde”, “Acontece Conquista”, “Ciência, Tecnologia e Empreendorismo do Sertão e Outras Histórias”, “Econopapo”, “Inovação e Empreendorismo Social”, “Sinfonia Neojiba” e “Diário Esportivo”. Cada produção tem a sua disposição 27 minutos para divulgar seu conteúdo e serão veiculados semanalmente, até o mês de dezembro.
Um dos diferenciais da programação da Uesb FM é incentivar a participação popular. Mais que meros consumidores, a comunidade também pode integrar o time de produtores da emissora por meio de atrações educativas. Com essa finalidade, o “Uesb Comunidade” surge, atraindo cidadãos de movimentos sociais, entidades representativas de classe civil e militar, além da comunidade acadêmica. Segundo Jacqueline Silva, coordenadora de programação da emissora, “a Uesb FM tem o compromisso com a comunidade não só de levar entretenimento, cultura, informação com qualidade, mas também de abrir oportunidade para toda comunidade estar presente na nossa programação”.
Novos programas – Entre as novidades para 2021, está o programa “Sinfonia Neojiba”, selecionado na categoria “Comunicação Social, Cultura e História”. Segundo o jornalista Afonso Ribas, responsável pelo programa, o objetivo da atração é “difundir e valorizar a música de concerto no Sudoeste baiano, seja contando a história da vida e obra de compositores nacionais e internacionais e discutindo temáticas ligadas a esse universo da música de concerto, seja, também, entrevistando maestros, regentes e outros profissionais da música responsáveis por projetos e iniciativas musicais aqui do interior, como orquestras sinfônicas, grupos de canto coral, etc.”.
Ribas ressalta ainda que assuntos do tipo possuem pouco espaço na mídia comercial e que estar na Uesb FM é de extrema importância para a divulgação da música de concerto na região. Além disso, o espaço possibilita mostrar os impactos que a prática musical coletiva gera nos participantes do Neojiba, os Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia.
Na categoria “Direitos Humanos e Justiça”, o novo programa escolhido foi o “Econopapo”, idealizado e produzido pelo estudante de Economia, Leone Gomes, em parceria com o professor Darci Rodrigues. O foco da atração é trazer discussões ligadas à economia e ao desenvolvimento socioambiental no âmbito regional com uma linguagem acessível a todos os públicos. “A exibição busca instigar a reflexão crítica na sociedade e democratizar o debate público, levando discussões da linguagem acadêmica para a linguagem popular”, explica Gomes.
Para os admiradores do esporte, a programação da Uesb FM também tem atração nova. O programa “Diário Esportivo” está entre as novidades da emissora para 2021. Segundo Igor Novaes, apresentador da atração, a proposta é levar aos ouvintes um resumo das principais notícias do esporte ao longo da semana, acompanhando todas as modalidades, exceto futebol masculino. “Vamos dar um amplo destaque para as modalidades que não têm tanto acompanhamento da mídia, em especial, das rádios locais”, argumenta.
A Uesb FM opera na sintonia 97,5, em Vitória da Conquista e municípios circuvizinhos, e na sintonia 106,1, em Jequié e cidades próximas. Além disso, toda a programação da emissora pode ser acompanhando pela internet. Mais informações, entre em contato pelo e-mail uesbfm@uesb.edu.br.