Na próxima segunda-feira, 24, a Uesb FM reestreia seu principal programa jornalístico: o Uesb Notícias. A atração irá ao ar de segunda a sexta, a partir das 12 horas, e contará com a apresentação das jornalistas Andressa Oliveira e Manuela Scipioni.
Comprometido com o jornalismo público, o Uesb Notícias reunirá notícias locais, regionais e nacionais, com foco na informação de qualidade, na ética e no combate à desinformação. O ouvinte ainda poderá conferir entrevistas diárias sobre temas presentes do seu cotidiano, como Educação, Saúde, Economia, Política, Trabalho, Meio Ambiente, Ciência, Cultura e muito mais.
A atração reestreia em formato ao vivo, marcando as comemorações dos 15 anos da emissora. “O Uesb Notícias é um programa que faz parte rotina dos ouvintes da Uesb FM. Então, é um prazer fazer um jornalismo público, de qualidade e com responsabilidade, buscando estar mais perto da comunidade”, declara Manuela.
A proposta é, também, que o programa seja um espaço para a construção da cidadania. “Os ouvintes podem esperar um programa comprometido com o jornalismo público, com espaço para discutir as demandas da comunidade e os problemas enfrentados na cidade, uma aproximação maior do ouvinte que sempre fez parte da história da Uesb FM”, afirma Andressa.
Manuela Scipioni e Andressa Oliveira comandarão o Uesb Notícias (Foto: Uesb FM)
Novidades – O programa contará com alguns quadros especiais nessa nova fase. Todas as terças-feiras, o ouvinte poderá conferir o “Minuto Assessoria”, uma parceria com a Assessoria de Comunicação da Uesb, trazendo as principais novidades sobre eventos, projetos e oportunidades abertas nos campi da Universidade em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
Às sextas-feiras, é dia do “Sexta de Cinema”, com produção do jornalista Luiz Salviato. O quadro vai trazer os principais destaques do cinema nacional e internacional, além de conteúdos ligado à literatura e cultura de uma forma geral.
15 anos de história – Neste ano, a Uesb FM celebra uma década e meia de contribuição com a comunicação pública e educativa da região. Durante sua trajetória, a emissora vem levando informação e cultura à população de dezenas de municípios do Sudoeste da Bahia e Norte de Minas Gerais. Sua programação é feita por profissionais qualificados, além de estudantes da própria Universidade, que encontram espaço para aperfeiçoar sua formação.
Com programas informativos e culturais, a Uesb FM foi a primeira rádio educativa a ser implantada em uma universidade no interior do Nordeste brasileiro, em 2010. “A Uesb FM tem um papel muito importante pra região. É uma rádio que se diferencia das emissoras comerciais, no sentido de ter uma liberdade maior para que as pessoas tenham espaço e voz. Além disso, por ser uma emissora educativa, cumpre o papel de levar informação com responsabilidade e de ter um jornalismo público ao longo desses 15 anos”, avalia Cíntia Garcia, diretora do Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (Surte).
Toda a programação da emissora pode ser ouvida na frequência modulada 97,5, em Vitória da Conquista, e 106,1, na cidade de Jequié. Além disso, a Uesb FM está disponível por aplicativo no celular e por transmissão pela internet,