Há mais de dois anos, a Uesb, as Cooperativas Rurais e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciaram parceria para compreender e pesquisar soluções para a instabilidade do clima – seca e outros períodos com excesso de chuva -, especialmente nas áreas rurais da Região Sudoeste. Nesta quinta, 8, a Universidade, as Cooperativas – Coopardo e Cooleite – e o Senar formalizaram essa parceria técnica, dando início a um novo ciclo para Itapetinga e cidades circunvizinhas: a pesquisa acadêmica para garantir ações que estejam a serviço da comunidade. A formalização da parceria aconteceu durante a Semana do Produtor, realizada pela Uesb e outras instituições parceiras, em Itapetinga.
O professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Uesb, destacou que a Instituição tem feito um grande esforço para que os estudos desenvolvidos dentro do ambiente acadêmico estejam à disposição na vida das pessoas. “O nosso compromisso enquanto instituição de ensino público vai além da produção do conhecimento. Temos que expandir o conhecimento e disponibilizá-lo para a sociedade, principalmente da nossa região”, afirmou o reitor. Márcio Pedreira, docente vinculado ao Departamento de Tecnologia Rural e Animal (DTRA) e um dos responsáveis pela parceria técnica, ressaltou que a formalização fortalece o segmento produtivo: “temos uma mudança climática instalada; é o momento da proatividade ao invés da reatividade”.
Participação na Semana do Produtor – Além de responsável pela organização, a Instituição geriu dinâmicas, atividades de campo e palestras. Moizeis Nery, docente do DTRA, mostrou aos presentes o funcionamento de máquinas e motores agrozootecnicos, aliando a tecnologia sustentável ao uso da terra. Há alguns meses, conforme o professor, ele e a equipe técnica começaram a preparação do solo – plantar e irrigar o capim – para que durante o evento o solo já estivesse preparado. “A nossa participação vem de uma demanda dos próprios produtores que é o entendimento sobre regulagem de máquinas para preparo do solo e colocação da semente”, explicou.
Pedreira relatou que a parceria firmada entre a Uesb e o Senar prevê a participação da Universidade nas atividades e ações que envolvam produtores rurais e o campo. A primeira delas está sendo a Semana do Produtor. “Este ano, temos uma inserção direta no evento, com preparação da programação e envolvimento da própria comunidade acadêmica”, afirmou. O docente ainda comentou que a dinâmica do preparo de solo para semeadura de pastagens foi pensada “em função das secas recorrentes em uma grande área da região, que ainda precisa ser recuperada”. Para ele, a Universidade se firma como partícipe no cenário de reconstrução da região. “A Instituição tem essa função de mudar a região e não apenas de estar na região”, concluiu.
A Semana do Produtor teve início no dia 6 de novembro e segue até o próximo domingo, 11.