Estudante do Programa de Pós-Graduação em Geografia, Daiane Silva, apresentou trabalho durante o SBPC
A Uesb contribui com a formação acadêmica e científica por meio de políticas de incentivo à pesquisa. Uma das ações nesse sentido foi a premiação concedida a 35 estudantes da graduação que participaram da 77ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), realizada na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), em Recife.
A seleção dos trabalhos que representaram a Uesb no evento foi feita com base nas apresentações realizadas durante o 28º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (ICT), em 2024. As pesquisas, desenvolvidas por bolsistas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), da Uesb e por pesquisadores voluntários, se destacaram pela relevância dos temas abordados.
Os estudantes premiados receberam auxílio financeiro para inscrição no evento, hospedagem e alimentação, além de transporte disponibilizado pela Universidade. De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), professor Robério Rodrigues, “a participação na SBPC representa o reconhecimento de que a Uesb está produzindo ciência de ponta. Os auxílios oferecidos aos alunos premiados funcionam como incentivo à dedicação e ao aprimoramento da produção científica”, explica.
Nos últimos sete anos, a Uesb captou em torno de R$ 24 milhões em recursos para investimentos em pesquisas
A estudante Daiana Silva Marques, atualmente mestranda do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGeo) e uma das premiadas, destacou o impacto dessa oportunidade na sua formação. “Participar da SBPC é uma formação que vai além da sala de aula. É o encontro com outras culturas, saberes e práticas científicas. O auxílio da Uesb foi fundamental para tornar essa experiência possível e para ampliar minha visão de mundo, contribuindo para minha formação acadêmica, crítica e social”, comenta Daiana.
Durante a graduação em Geografia, Daiana desenvolveu uma pesquisa sobre a produção do espaço agrário e a reprodução camponesa no município de Caturama, na Bahia, com foco nas estratégias de permanência no campo diante das adversidades climáticas e socioeconômicas. O trabalho foi apresentado na SBPC em formato de vídeo-pôster e pôster presencial.
A iniciativa da Uesb também contribui para a captação de recursos voltados à pesquisa, como explica o professor Robério. “Os investimentos realizados nos programas de iniciação científica e nos projetos de pesquisa da Universidade, inclusive em parceria com os programas de pós-graduação, elevam a qualidade dos trabalhos desenvolvidos por nossos estudantes”. O pró-reitor destaca ainda que esses investimentos não apenas fortalecem a formação acadêmica, como potencializa a captação de recursos externos para benefícios da comunidade universitária. Nos últimos sete anos, a Universidade angariou cerca de R$ 24 milhões em editais da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).