Com o objetivo de alinhar as políticas institucionais de pesquisa e pós-graduação às diretrizes estabelecidas pelos Ministérios da Educação e de Ciência e Tecnologia, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PPG) vem desenvolvendo várias ações. Dentre elas, é possível apontar a ampliação do diálogo com a comunidade acadêmica com foco na criação de novas políticas institucionais que fortaleçam o ensino de pós-graduação e da pesquisa na Universidade.
Hoje, a Uesb possui 22 programas de pós-graduação e, dentro do planejamento da gestão, será dada prioridade ao seu fortalecimento. Segundo o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Robério Rodrigues, há a necessidade de continuar investindo na qualificação dos programas.
“Atualmente, temos dois programas com nota cinco nas avaliações da Capes [Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior]. Assim, a Uesb continuará se fortalecendo como Instituição promotora de pesquisa e pós-graduação de qualidade. O crescimento nessas duas áreas é fundamental para que a Instituição continue sendo reconhecida nacionalmente e internacionalmente”, pontuou Rodrigues.
Cerca de 800 projetos de pesquisa estão cadastrados e em andamento na Uesb. Essas ações envolvem alunos desde a graduação até o a pós-graduação, que, sob orientação, realizam produções acadêmicas de forma voluntária ou por meio de bolsas. Só em 2018/2019, 343 alunos foram beneficiados com bolsas de Iniciação Científica e 372 realizaram pesquisas de forma voluntária.
No que se refere à ampliação de ofertas de vagas em cursos de pós-graduação, no último ano, foram aprovados dois cursos: o Doutorado em Linguística e o Mestrado Profissional em Ensino de História. Com essa ampliação do quadro, a Universidade contribui com a qualificação profissional na região.
Avanços no último ano – Ações voltadas também para a descentralização orçamentária de recursos para fomentar as atividades de pesquisa e pós-graduação foram realizadas. Assim, a partir de propostas da PPG, discutidas com a comunidade acadêmica, foram criadas, pelo Conselho Universitário, os auxílios financeiros a Projetos de Pesquisa e Inovação (AuxPPI) e Programas de Pós-Graduação (AuxPPG). Com essa aprovação, coordenadores de projetos de pesquisa e de programas de pós-graduação receberão recursos via termo de outorga em conta pesquisador para garantir maior eficiência e economicidade na aquisição de produtos e serviços destinados a estas atividades.
“Isso fecha um ciclo em que nós trabalhamos com a tentativa de uma organização acadêmica através da aprovação de resoluções nos conselhos, que irão permitir um apoio financeiro da Instituição num momento em que os órgãos federais e estaduais não estão aportando recursos. A Universidade, com orçamento próprio, vai disponibilizar verbas para custear pequenos reparos em equipamentos, tradução de artigos para publicação em revistas, taxas de publicação, viabilizar a participação de docentes e discentes em eventos”, comentou o pró-reitor.
Outra novidade foi a aprovação, pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), da criação da política de pós-doutorado e, também, do programa de participação de docentes aposentados em atividades de pesquisa e de ensino de pós-graduação, visando assim o fortalecimento dos programas.
Além disso, a perspectiva é discutir, no Conselho Superior da Universidade, ações como a implantação de um programa de apoio à qualificação de servidores, proposta para a regulamentação dos laboratórios multiusuários, a política de reconhecimento de diplomas de mestrado e doutorado obtidos no exterior, dentre outras políticas importantes ao desenvolvimento institucional.