Na última sexta-feira, 18, ocorreu a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em Salvador. Na ocasião, foi realizada a assinatura simbólica do contrato de repasse às Universidades contempladas pelo Edital 2024 da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
A ação contou com a presença da ministra de Ciência e Tecnologia, do governador de Estado, de secretários de educação da Bahia e de reitores. A Uesb receberá um investimento de aproximadamente 6 milhões aprovado pela chamada pública de Infraestrutura de Pesquisa – Proinfra 2023, que objetivou selecionar propostas para apoio financeiro destinado à execução de projetos institucionais de expansão e desenvolvimento de infraestrutura de pesquisa.
Com o objetivo de promover a modernização e o fortalecimento do parque científico da Uesb, o projeto será coordenado pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Robério Rodrigues. “A Uesb mostra ter a capacidade de concorrer com as grandes instituições e de ter os seus projetos aprovados entre as primeiras colocadas, nos colocando numa perspectiva muito boa de oxigenar, de fortalecer o nosso parque científico com equipamentos multiusuário de grande porte”, destaca o gestor.
Os recursos do projeto, que fazem parte do Edital de Infraestrutura da Finep, serão destinados à modernização dos laboratórios ligados ao Centro de Equipamentos Multiusuários (Cema), já cadastrado na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa. Esses laboratórios serão equipados com tecnologia de ponta, incluindo equipamentos multiusuários de grande porte, avaliados em mais de R$ 500 mil, promovendo avanços nas áreas de pesquisa contempladas.
Atualmente, o Cema atende os Programas de Pós-Graduação em Química e em Genética, Biodiversidade e Conservação, ambos no campus de Jequié, bem como os Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais e em Engenharia e Ciência de Alimentos, localizados no campus de Itapetinga. A expectativa é que as aquisições dos novos equipamentos deve ser iniciada já nos primeiros meses de 2025.