Nessa quinta-feira, 21, a Uesb, em parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), inaugurou o Espaço Colaborar no campus de Jequié. Projetado para fomentar a inovação, a criatividade e o empreendedorismo, o ambiente promete transformar a dinâmica do ecossistema local ao oferecer suporte técnico, estrutural e de networking para estudantes, pequenos empreendedores e toda a comunidade.
De acordo com a coordenadora do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Sustentável (CPDS) da Uesb, professora Claudia Ribeiro, a Universidade desempenhará um papel estratégico na gestão das atividades do Espaço Colaborar. “A Uesb, através do CPDS, tem um papel essencial na difusão de conhecimentos, na construção de pontes entre os diversos atores do ecossistema e no fomento ao empreendedorismo e inovação. Queremos oferecer ao pequeno empreendedor e à juventude um espaço adequado para o desenvolvimento de negócios, contribuindo para o desenvolvimento humano, econômico e social sustentável”, destacou Claudia.
Ela reforçou ainda que o espaço terá uma abordagem multidisciplinar, beneficiando todos os cursos da Universidade, proporcionando, assim, um ambiente colaborativo para o desenvolvimento de projetos inovadores.
Um espaço para todos – Atualmente, o Espaço Colaborar integra uma rede de 22 ambientes dinamizadores como esse em todo a Bahia. O coordenador de articulação institucional da Secti, Salvador Brito, enfatizou a importância dessa iniciativa para Jequié e para a Bahia como um todo.
“O Espaço Colaborar vem para apoiar pequenos empreendedores, estudantes e jovens pesquisadores que estão criando produtos ou serviços e necessitam de suporte. É um local com equipamentos de última geração, computadores e programas para potencializar ideias e promover a inclusão tecnológica”, explicou Salvador. Segundo ele, o Espaço também agrega valor ao CPDS da Uesb, incentivando uma interação mais estreita entre a academia e o mercado.
Novas perspectivas – Estudantes e empreendedores já demonstram entusiasmo com o potencial do novo espaço. Para o estudante de Sistemas de Informação da Uesb, Harilson Pires, o ambiente representa uma oportunidade de crescimento e colaboração. “Ter um espaço como esse disponível é um ganho enorme. Ele nos permitirá estar em contato com outros profissionais e crescer juntos. É mais do que um espaço físico, é um ponto de encontro para ideias e desenvolvimento”, comentou.
A gestora do Sebrae em Jequié, Kelly Guerra, destacou o impacto direto do espaço para o pequeno empreendedor local. “É uma conquista para a cidade. Muitos negócios precisam de suporte inicial, como acesso à internet para emitir notas fiscais ou um local para reuniões estratégicas. Esse espaço vai proporcionar a oportunidade de estruturar e fazer os negócios crescerem”, ressaltou.
Funcionamento – O espaço estará aberto à comunidade de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, com acesso facilitado e atividades contínuas anunciadas por meio do ambiente virtual Espaço Dinamizador. O local poderá ser utilizado para videoconferências, reuniões, discussões de projetos e outras atividades individuais ou coletivas. “Queremos que seja um ponto de encontro de ideias, que fortaleça o ecossistema de inovação e empreendedorismo da cidade”, reforçou Claudia.
Com essa iniciativa, a Uesb e o Governo do Estado da Bahia reafirmam o compromisso de promover a popularização da ciência, da tecnologia e da inovação, ampliando as oportunidades para estudantes, empreendedores e a comunidade em geral. O Espaço Colaborar é mais do que uma estrutura física, é um catalisador para o desenvolvimento regional.