Recentemente, a Uesb aderiu à Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), rede de cooperação acadêmica internacional com mais de 200 instituições filiadas espalhadas pelo mundo. Com essa adesão, a Uesb agora integra 6 associações e redes de cooperação internacional.
Ao integrar a Faubai, a Universidade agora tem acesso a novos projetos colaborativos e programas de mobilidade estudantil e docente. Além disso, a parceria também promove eventos de formação para a equipe de internacionalização. O professor Jackson Reis, assessor de Relações Internacionais da Uesb, explica que “este intercâmbio de saberes é essencial para o aprimoramento das políticas acadêmicas e administrativas, possibilitando que a Uesb se mantenha atualizada às tendências globais de educação superior”.
O assessor também lembra que a adesão a Faubai é mais um exemplo do “compromisso da Uesb com a promoção de um ensino superior de excelência com alcance global”, que está empenhada em articular diversas experiências de internacionalização.
Internacionalização da universidade – Além das associações internacionais, a Uesb ainda tem 35 convênios bilaterais ativos, firmados com 29 instituições diferentes. Esses convênios proporcionam a cooperação e mobilidade acadêmica com 15 países. A Uesb também participa do Programa de Estudantes-Convênio de Pós-graduação (PEC-PG), ofertando vagas para estudantes estrangeiros em seus cursos de pós-graduação.
Além disso, os esforços de internacionalização seguem em expansão. Para 2026, há previsão de ingresso em mais 3 associações, além da adesão ao Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), que permitirá que a instituição acolha alunos estrangeiros em todos os seus cursos de graduação.