Diante do avanço da pandemia da Covid-19, causada pelo coronavírus, a sociedade brasileira, e de todo o mundo, passou a conviver com uma situação crítica: o isolamento social, principal medida para prevenir a doença. Com isso, alunos e professores tiveram que se afastar das suas atividades presenciais, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior.
Buscando minimizar os impactos provocados pelo distanciamento social de estudantes, professores, gestores, e seu familiares, a Uesb está integrando uma rede colaborativa, juntamente com o Instituto Anísio Teixeira, a Secretaria Estadual de Educação e as demais universidades estaduais da Bahia. A ideia é elaborar estratégias que possam contribuir para evitar um déficit educacional durante o período de quarentena.
De acordo com o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação da Uesb, a principal ação será a criação de um Portal de integração de conteúdos da Educação Básica e da Educação Superior, por meio da Plataforma Anísio Teixeira. “Essa plataforma vai reunir, a partir de áreas temáticas, conteúdos diversos para que a nossa comunidade acadêmica e as comunidades estudantil e de docentes da rede de Educação Básica possam acessar esse conteúdos nesse período de isolamento social”, explicou o pró-reitor. “Isso seria uma forma de ampliar o processo de conhecimento e contribuir para a formação geral de todos que terão acesso à plataforma”, completou.
Segundo o professor, essa ação irá envolver a mobilização de estudantes e professores e equipe técnica das universidades, além de uma articulação das redes de comunicação das Instituições de Ensino Superior. Assim, serão colocados à disposição na Plataforma Anísio Teixeira os conteúdos audiovisuais que são produzidos pelas televisões, rádios e Assessorias de Comunicação das universidades estaduais.