Durante o período de 30 de maio a 1º de junho, a Unidade Organizacional de Informática (Uinfor) informa que haverá interrupção total no serviço de internet na Uesb, nos campi em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Além disso, estará indisponível o acesso externo às páginas institucionais da Universidade na internet e aos sistemas de gestão administrativa (Fiplan, ComprasNet, SAP RH-Bahia etc.). Neste período, apenas o Sistema Eletrônico de Informações (SEI-Bahia) permanecerá disponível para os usuários por meio de acesso externo à Uesb.
A interrupção é necessária para que se proceda à migração do data center da Instituição, uma das etapas do processo de renovação do parque tecnológico da Uesb, iniciado no ano de 2024, com a aquisição de novas soluções de hiperconvergência, 86 switches, um firewall, 340 pontos de acesso (access points) e 500 computadores.
Segundo o diretor da Uinfor, Fabrício Pinto, esses novos equipamentos adquiridos e a migração do data center são medidas que irão melhorar a conectividade na Instituição, proporcionando sistemas de alta disponibilidade, com desempenho otimizado e maior segurança. “A localização estratégica na própria Uinfor irá sanar problemas de forma mais ágil e facilitará a manutenção dos servidores. Um espaço planejado, amplo, com racks modernos, piso removível e um sistema de resfriamento eficiente. Além disso, vários servidores com arquitetura antiga foram migrados para a Infraestrutura Hiperconvergente (HCI), que possui uma arquitetura mais moderna”, pontua.
Neste mês de maio, a Uinfor concluiu o processo de integração da Uesb com a InfoViaBahia, um consórcio que conecta as instituições públicas (Uesb, Universidade Federal da Bahia e Instituto Federal da Bahia) à internet, por meio da Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Por meio dessa parceria, será possível estabelecer uma conexão com velocidade de 10 Gbps. “Atualmente, nosso link de dados, que era de 1 Gbps, passou a ser 10 Gbps, compartilhado entre as três instituições. Temos um ganho em termos de velocidade de acesso e uma disponibilidade maior do serviço de internet”, explica Fabrício.
Para o mês de junho, a expectativa é viabilizar o acesso com velocidade de 10 Gbps em todos os campi da Uesb, bem como concluir a instalação dos switches e dos pontos de acesso que ainda não estão em operação. Em paralelo, a Uinfor também trabalhará para concluir a adesão da Uesb à rede Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), assegurando acesso a todos os estudantes, professores e técnicos da Instituição aos diversos serviços on-line disponíveis nela.