O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), realiza, anualmente, o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). De caráter obrigatório, o Exame avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas durante sua formação.
Para auxiliar os estudantes e os coordenadores dos cursos nesse processo avaliativo, a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) produziu o “Guia do Enade 2021”. Nele, os estudantes podem ter acesso a informações sobre todas as etapas do Exame, desde a inscrição até o resultado. Também estão disponíveis detalhes referentes aos parâmetros de avaliação, instrumentos avaliativos, formato da prova e todas as orientações técnicas necessárias.
Enade 2021 – Em 2020, a aplicação do Enade foi adiada em razão da pandemia do coronavírus. Contudo, o Exame retorna neste ano de 2021, com a avaliação dos cursos vinculados ao Ano 2 do Ciclo Avaliativo. Para esta edição, estudantes de 26 cursos dos três campi da Uesb (sendo seis bacharelados e 20 licenciaturas) farão o Exame, que é componente curricular obrigatório.
Em Itapetinga, serão avaliados os cursos de Ciências Biológicas, Física, Pedagogia e Química. Em Jequié, as graduações incluídas nesta edição são Ciências Biológicas, Química, Sistemas de Informação, Educação Física, Letras, Matemática, Pedagogia e Química. Por fim, no campus de Vitória da Conquista, estão os cursos de Ciências Biológicas, Ciência da Computação, Ciências Sociais, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras Modernas, Letras Vernáculas, Matemática e Pedagogia.
O Exame é composto por uma prova para avaliação individual de desempenho e um questionário socioeconômico e avaliativo, preenchido pelo estudante. O preenchimento deste questionário é imprescindível para que o aluno tenha acesso ao local da prova, que será divulgado a partir de 1° de novembro de 2021, e receba o Cartão de Informação, que deve ser levado no dia da prova.
A prova do Enade 2021 será aplicada no dia 14 de novembro, de forma presencial, nas cidades de funcionamento do curso. No caso dos estudantes da Uesb, o Exame será realizada em Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.