A educação tutorial estimula o protagonismo do estudante de graduação, com o foco em uma formação que vai além da sala de aula. Isso acontece por meio de atividades que englobam ensino, pesquisa e extensão, e possibilitam, ao aluno, uma atuação autônoma, com o acompanhamento do tutor. Foi com essa perspectiva, que a Reitoria e a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) lançaram, nessa quarta e quinta, 29 e 30 de setembro, o Programa de Educação Tutorial Institucional da Uesb (Peti).
A institucionalização de um Programa de Educação Tutorial (PET) é uma demanda antiga da Uesb. Desde 2010, as experiências do PET Economia, no campus de Vitória da Conquista, e, posteriormente, do PET Saúde, em Jequié, têm sido desenvolvidas vinculadas ao Ministério da Educação e ao Ministério da Saúde, respectivamente. No entanto, após 2012, não foram oferecidas novas oportunidades, a nível nacional, para a implantação de Programas.
“Nessa realidade, da não aprovação de novos grupos pelo MEC, a Uesb dá um passo a frente, com a regulamentação e o lançamento do Peti, ou seja, um Programa próprio, mantido pela Instituição”, destaca o professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Universidade.
Implantação do Peti Uesb – Em fevereiro de 2020, a plenária do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou a minuta que deu origem à Resolução Consepe 07/2021, que regulamenta o Programa. De acordo com o pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, essa foi a materialização do Peti, cuja discussão se estende desde 2018, com a realização de rodas de conversa e a preparação da minuta, no ano de 2019.
Ele destaca, ainda, que os próximos passos serão a publicação do edital para a formação dos grupos, juntamente com um manual de orientações básicas, com base nos princípios, diretrizes e modelo de organização previstos na Resolução.
Impacto da educação tutorial – Para o pró-reitor, o Peti significa uma possibilidade de imersão tanto no ensino, quanto na pesquisa e na extensão. O professor destaca ainda os princípios que envolvem o trabalho interdisciplinar, o protagonismo do estudante, a relação horizontalizada e dialógica com o tutor e a possibilidade da concessão de bolsas aos alunos. “No nosso entender, implica também no redimensionamento das práticas pedagógicas”, complementa.
O evento virtual de lançamento do Peti Uesb contou com o depoimento de integrantes e ex-participantes do PET Economia e PET Saúde. Experiências como a de Maurício Meira, estudante de Economia, que conheceu a iniciativa da educação tutorial no curso, antes mesmo de ingressar na Uesb. “Hoje, há quase três anos no PET Economia, eu acumulo muita aprendizagem. Os alunos participam ativamente: na pesquisa, escrevendo artigos; na extensão, organizando eventos”, relata. Segundo o discente, os seus “horizontes de conhecimento se expandiram, pois a oportunidade dá ao aluno um conhecimento completo”.
Para Meira, a Universidade acertou em expandir a experiência com a institucionalização. Expectativa que também é reforçada pelo pró-reitor de Graduação. “A Uesb sai na frente, do ponto de vista do programa institucional no estado da Bahia, e isso é motivo de orgulho. Teremos muito trabalho pela frente e também muita parceria”, anseia o professor.