No último dia 18 de agosto, foi publicado no Diário Oficial do Estado o Termo Aditivo ao Termo de Cessão de Uso do imóvel que abriga a sede da Uesb, em Vitória da Conquista. Com esse documento, fica regularizado o direito real de uso, por parte da Universidade, de uma extensão de 130,02 hectares do campus universitário. O documento foi emitido pela Secretaria Estadual de Administração, com interveniência da Secretaria Estadual de Educação.
Essa era uma demanda antiga da Universidade que, até então, por não poder comprovar ter domínio sobre a área em que está instalada, sofria restrições no que se refere à captação de recursos externos para investimentos em infraestrutura. “A propriedade e o direito de uso da área do campus de Conquista estavam diluídos entre diferentes instituições públicas estaduais. Isso para a Uesb, ao longo de todos esses anos, sempre representou um entrave, porque a Universidade não podia captar recursos de outros entes que não do próprio Estado”, explica o reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães.
Nesse sentido, com a dominialidade do terreno, a Instituição passa a ter plena capacidade de participar de diferentes editais para captação de recursos para investimento em infraestrutura no campus de Vitória da Conquista. Ainda conforme o reitor, esse momento representa o resultado de um trabalho intenso, que contou com a participação de vários atores. “Esse momento é o término de um processo muito longo, que envolveu os esforços de várias pessoas, de diferentes setores da Universidade, negociações com a União, com a Assembleia Legislativa e com diferentes Secretarias do Governo do Estado da Bahia”, ressaltou o professor.