O cuidado que as pessoas devem ter com a saúde oral vai além de ter dentes saudáveis e bonitos. Problemas e lesões bucais, por exemplo, podem ocorrer com frequência e devem ser tratados com rapidez e eficiência. Por isso, o professor do curso de Odontologia, Braulio Carneiro Júnior, vinculado ao Departamento de Saúde 1 (DS 1), resolveu desenvolver o projeto de extensão “Lesões orofaciais: prevenção e promoção de saúde oral”, em Jequié.
O projeto atende pacientes do município e microrregiões e conta com a participação de outros professores do curso e de duas alunas bolsistas. Segundo o coordenador da iniciativa, “o objetivo é tornar o curso de Odontologia da Uesb um centro de referência para Jequié e cidades circunvizinhas no diagnóstico, tratamento ou encaminhamento destes pacientes”. Para isso, eles trabalham atendendo a comunidade na identificação de lesões como cistos, manchas e tumores na região da boca, língua ou lábios por meio de avaliação clínica e exames radiográficos.
O docente conta que a procura por esse atendimento é grande e o diagnóstico precoce é benéfico para as pessoas e, na maioria das vezes, elas são tratadas no próprio projeto. Para os pacientes que precisam realizar cirurgia sob anestesia geral, o projeto encaminha essas pessoas para o Hospital Santo Antônio, em Salvador, por meio de uma parceria já estabelecida.
Criado como projeto de extensão em agosto deste ano, a iniciativa conta, ainda, com um espaço para discussão dos casos entre alunos e professor, uma forma de aprimorar o aprendizado a partir da vivência. De forma gratuita, o atendimento é feito sempre as terças e quartas. Os interessados devem realizar a marcação da consulta no Módulo de Odontologia da Universidade, pelo telefone (73) 3528-9400.