Você sabe o que são disfunções estéticas? As alterações orgânicas no corpo humano ocorrem de diversas formas, por diferentes causas e em várias partes da pele. Buscando atender pessoas da comunidade que apresentam essas disfunções, o projeto de extensão “A flor da pele: assistência ao indivíduo com disfunções dermato-estéticas” da Uesb foi implantado em Jequié.
Sob a coordenação da professora Roberta Azoubel, do Departamento de Saúde 1 (DS1), o projeto já atendeu cerca de 600 pacientes entre os mais diversos tipos de disfunções estéticas. “Esse projeto tem melhorado a autoestima dos pacientes, além de beneficiar a formação dos alunos, que podem adquirir conhecimentos e domínio no manuseio das tecnologias empregadas na assistência ao indivíduo portador das disfunções estéticas”, avalia Azoubel.
A iniciativa é voltada tanto para disfunções patológicas como estéticas. No primeiro grupo, é possível buscar atendimento, por exemplo, para feridas secundárias a herpes, lesões provocadas por queimaduras, sequelas na pele como cicatrização hipertrófica, úlceras venosas, diabéticas, entre outras. Já para os tratamentos estéticos, o serviço dispõe de tratamento facial para rejuvenescimento, melasma, acne, remoção de sinais e flacidez. Para o corpo, é disponibilizado tratamento para celulite, gordura localizada e estrias.
O projeto atende sempre às segundas e quintas pela tarde, na Clínica de Fisioterapia da Uesb. O serviço é gratuito, havendo apenas o custo com produtos manipulados para o uso em casa quando houver necessidade. A equipe de atendimento é formada por discentes do curso de Fisioterapia que já concluíram a disciplina “Dermato-Funcional”.