Nesta sexta, 30, a Uesb realiza o Webinar Teleconsulta em Fisioterapia, a partir das 14 horas. Durante a tarde, várias atividades irão apresentar o projeto que, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Jequié, promoveu consultas on-line para pacientes em domicílio, com sintomas leves e moderados da Covid-19. A ação teve como objetivo contribuir para o enfrentamento da doença no município.
O Webinar marca o encerramento dos trabalhos, com a devolutiva dos resultados obtidos à Secretaria Municipal de Saúde de Jequié. A programação inclui também relatos de experiências de docentes e discentes.
O projeto – De 14 de setembro a 21 de outubro, a ação atendeu cerca de 90 pacientes com problemas das subáreas cardiorrespiratória, traumo-ortopedia e reumatologia, pediatria, gineco-obstetrícia e neuro-geriatria. Estão à frente do projeto-piloto as professoras Nayara Souza, coordenadora da área de Estágio Supervisionado 1 e 2 em Fisioterapia, e Luciana Reis, coordenadora de Ensino Remoto de Estágio Supervisionado 2.
Nas teleconsultas, em plataformas digitais como o Google Meet e WhatsApp, os discentes realizaram tratamentos e ações de prevenção e promoção da saúde. Cartilhas e vídeos também foram distribuídos entre os pacientes, com orientações e condutas para a continuidade dos tratamentos em casa.
“Fazer parte de modo efetivo da construção e execução desse processo foi gratificante. Docentes e discentes se uniram em uma causa única. Os pacientes agradeciam pela assistência, pela evolução e pelo contato nesse período tão doloroso”, afirmou a professora Nayara Souza. Para a docente Luciana Reis, o projeto inovador, por meio da teleconsulta, foi um momento ímpar para todos os envolvidos, pois “proporcionou experiências ricas de aprendizado aos docentes e discentes e, sobretudo, contribuiu para a saúde dos pacientes atendidos, desenvolvendo, assim, o papel social da Universidade”.
Gilberto Dias, aluno do décimo semestre de Fisioterapia, participou da ação. Ele destaca que o projeto foi desafiador, com “aprendizados, em situações atípicas, ao levar qualidade de vida a tantas pessoas que se encontravam com sintomas”.