“O sucesso é aquilo que você faz de melhor” são palavras de Edneide Lima, gerente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), durante a Feira de Estágio e Carreiras – Edição 2018, realizada nos dias 28 e 29 de setembro. Essa é a essência da ação, realizada pelo Fórum de Estágio, o qual a Uesb é integrante, promover um momento para que alunos de graduação e ensino médio possam direcionar os caminhos a seguir na profissão.
Com diversas ações durante a Feira, a Universidade pôde proporcionar aos graduandos um momento de reflexão sobre esses aspectos. É como defende a gerente acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), a professora Flávia Cristina Caires. Para ela, o estágio não contribui somente para a formação acadêmica, mas principalmente para formação humana. “Quando você tem a experiência de estágio, você não está apenas trabalhando o aparato técnico da sua formação, mas vai estar lidando com pessoas, com relações humanas, com problemas do cotidiano, do mercado de trabalho que a Universidade só não pode proporcionar”, disse.
O ex-aluno da Universidade, Euclides Mendes, que participou de um bate-papo, na abertura do evento, sobre casos de sucesso de ex-estagiários, expôs sua experiência enquanto estagiário no Projeto Janela Indiscreta, entre os anos 2001 e 2002. Para ele, o processo de estágio vai muito além de um trabalho, é parte essencial para a formação. “Esse período do estágio foi fundamental para minha formação, porque foi ali que nasceu todo um interesse meu pelo campo do cinema e audiovisual, que acabou se desdobrando ao longo da minha vida, pois fiz pós-graduação, com o doutorado na área de cinema, e hoje o pós-doutorando também nessa área”, pontuou.
Durante a exposição, no sábado, a Uesb contribuiu com a exibição de filmes, exposição de projetos desenvolvidos nas áreas de Matemática e Robótica, doação de mudas de plantas, e também com a orientação sobre produtos e ações produzidos na Instituição.
Estudante do terceiro semestre de Biologia, Enilson Queiroz Sousa esteve no stand da Uesb divulgando o curso, juntamente com suas colegas. Para ele, a participação na Feira possibilitou levar aos visitantes algumas experiências do curso. “Principalmente na parte científica, mostrando como a Biologia está integrada no dia a dia das pessoas. Biologia é isso, é vida, integração das pessoas com a natureza”, destacou o discente.