Uma universidade tem como princípio estender suas ações para a comunidade, de forma que o conhecimento da academia não se restrinja aos seus muros. A Uesb, por meio dos seus setores, ações e projetos, vem cumprindo esse objetivo. Uma das mais recentes ações nesse sentido foi a parceira estabelecida com Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Valéria, em Vitória da Conquista.
Por meio da Produtora de Vídeo (Provídeo), a Uesb está contribuindo para a realização do “Cras Show”, programa de TV produzido e estrelado por educandos do Centro. A ação tem como proposta principal incentivar o protagonismo e elevar a autoestima dos jovens atendidos pelo Cras. “O nosso público é formado por crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco social, então, a autoestima da maioria é muita baixa, porque, às vezes, eles não têm expectativa de mudança, de transformação. Mas, por meio da arte, estamos conseguindo fazer com que eles pensem no futuro e um futuro em que eles possam realizar o seus sonhos”, afirmou a coordenadora do projeto, a educadora social Laís Pinheiro.
Assim, ainda de acordo com a coordenadora, ao mesmo tempo que busca trabalhar a autoestima dos educandos, produzir um programa de televisão significa oportunizar as crianças e os jovens atendidos pelo Cras um momento para que eles possam mostrar os seus talentos, adquirir conhecimento e realizar os seus sonhos, já que muitos deles têm interesse pelas áreas de Artes e Comunicação. “Quando pensamos em executar o projeto, pensamos na Uesb, já que ela oferece os cursos que os educandos poderão atuar futuramente. Nós estamos muito felizes em poder contar com a Universidade para poder realizar o sonho dos educandos”, comemorou Pinheiro.
O programa está sendo gravado e editado pela equipe da Provídeo e conta com o envolvimento de sete estagiários, que são alunos do curso Cinema e Audiovisual. Entre eles, está Rafael Vieira. O discente conta que o projeto foi bem-recebido por toda a equipe, que prontamente se debruçou para executá-lo da melhor maneira possível. “Nossa participação é propriamente técnica. Na ação, a nossa contrapartida é a captura das imagens e o processo de edição e entrega do produto”, explicou Vieira. No entanto ele destaca o quanto está sendo gratificante a realização do projeto. “Esse trabalho está sendo muito bom e positivo para nós alunos, porque durante a graduação não temos esse tipo de contato, a não ser que o aluno queria. E está sendo desafiador também porque estamos realizando um programa com crianças e precisamos atender as demandas no tempo delas. Então, está sendo bastante enriquecedor para toda a equipe”, contou o estudante.
Para o professor Carlos Ripe, coordenador da Provídeo, ações como essa demonstram o quanto a Universidade pode contribuir para o meio social em que está inserida. “Esse projeto está sendo muito interessante porque oportuniza aos alunos do curso de Cinema e a própria Instituição de se fazerem presente em uma obra social de grande relevância. Com essa parceria, estamos abrindo as portas da Universidade para um fazer acadêmico dialogado com a comunidade”, ressaltou o professor.
As últimas filmagens do programa “Cras Show” se encerram na próxima semana. O objetivo dos organizadores do projeto é exibir o programa no mês de setembro, no próprio Cras, para os familiares dos educandos da entidade.