Na última segunda-feira, 1º, a Câmara de Graduação da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) realizou uma reunião com a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), em Brasília. O encontro contou com a participação de gestores de diversas instituições, que discutiram avanços para o Ensino Superior, especialmente no que diz respeito ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e o Programa Pé-de-Meia Licenciaturas.
O pró-reitor de Graduação da Uesb, professor Reginaldo Pereira, participou do encontro. “A reunião foi importante para as universidades estaduais, uma vez que houve proposições e encaminhamentos que, provavelmente, vão implicar em mudanças importantes tanto no Sisu, que a Uesb fez a adesão desde 2012, quanto no importante Programa Pé-de-Meia Licenciaturas, que relaciona-se diretamente com o fortalecimento dos nossos cursos de licenciaturas”, afirma.
Amali Mussi, presidente da Câmara de Graduação da Abruem e reitora da Uefs, e Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação da Uesb
Avanços pautados – O primeiro ponto de discussão foram melhorias em torno do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), uma das formas de acesso à Uesb, por exemplo, nos cursos de graduação. Novas ferramentas de gestão, uma antecipação do calendário de adesão, um novo sistema de contato direto entre candidatos e Universidade via WhatsApp e um Edital para vagas remanescentes foram apresentados.
Além disso, uma nova proposta de utilização da nota do Enem foi levantada e está sob análise pelo MEC. Ao invés de ser utilizada apenas a nota do último Enem para concorrer no Sisu, o candidato poderá usar o rendimento final dos últimos dois ou três exames.
Outro ponto discutido na reunião foi sobre o Programa Pé-de-Meia Licenciaturas, recente iniciativa de apoio financeiro aos estudantes dos cursos de licenciatura. Investimentos nos pontos focais das universidades e uma revisão na nota de corte (atualmente, é 650 pontos na prova do Enem) foram questões levantadas.
Além disso, o Fórum da Abruem colocou em pauta a possibilidade do Programa atender não só estudantes aprovados pelo Sisu nas licenciaturas, mas, também, aqueles oriundos de outros processos seletivos, como o Vestibular.
O encontro contou, ainda, com a presença da presidente da Câmara de Graduação da Abruem e reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), Amali Mussi, e da coordenadora geral de Políticas de Educação Superior, Erika Mayumi Kasai Yamada.