Tradicionalmente, as celebrações pelas lutas de Independência da Bahia são marcadas pelo cortejo nos bairros do Centro Histórico de Salvador. Neste ano, o 2 de julho ganhará uma nova forma de comemoração. Com os desafios enfrentados pela pandemia da Covid-19, a Academia de Ciências da Bahia promoverá um grande encontro virtual com diversas instituições federais e estaduais, incluindo a Uesb, com a proposta de defender e valorizar a ciência.
O Cortejo Virtual terá início às 9 horas e toda a transmissão será feita pelo site do evento. Após a abertura com representantes de diversas entidades baianas e brasileiras, a programação segue com uma sessão especial de homenagem aos 120 anos da Fiocruz. Durante o dia, o evento abordará ainda questões como redução das desigualdades, as Ciências Básicas, o papel da Bahia na década dos oceanos, os desafios da economia em tempos de Covid-19, cultura e arte.
Uesb no 2 de julho – Parceira na realização do evento, a Uesb participará da celebração com a presença do professor Luiz Otávio de Magalhães, reitor da Instituição. Além disso, o Cortejo Virtual trará um debate sobre “Água e Desenvolvimento Sustentável: desafios para a Bahia no século 21”, que terá a contribuição do professor Valfredo Azevedo Lemos, integrante do Departamento de Ciências e Tecnologia da Uesb e membro da Academia.
A programação completa do evento e outros detalhes podem ser conferidas aqui.