Como forma de contribuir com as questões nacionais em torno da editoração científica e da ciência aberta, a Uesb passa a integrar o Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec). A eleição é referente ao período de 2024 a 2027.
Essa é a primeira vez que a Universidade participa da Abec como integrante. Natalino Perovano, servidor da Instituição, é o representante institucional eleito para integrar esse Conselho. “O Conselho é uma instância de deliberação e acompanhamento das atividades da Diretoria da Abec, como, por exemplo, a criação de programas e prêmios”, explica.
Para Natalino, a presença da Universidade neste Conselho abre novas portas, especialmente no âmbito da ciência aberta. “Isso porque possibilita que a Uesb participe dos diálogos sobre melhoria dos processos de editoração científica e das discussões e definições sobre a implantação da política de ciência aberta de forma efetiva”, avalia.
Sobre a Abec – Fundada em 1985, a Associação Brasileira de Editores Científicos é uma organização sem fins lucrativos, dedicada ao avanço da publicação de periódicos científicos. Seu papel é congregar pessoas físicas e jurídicas com interesse em desenvolver e aprimorar a publicação de periódicos técnico-científicos, aperfeiçoar a comunicação e divulgação de informações, manter o intercâmbio de ideias, o debate de problemas e a defesa dos interesses comuns.