Com o objetivo de oferecer atividades físicas e proporcionar a prática esportiva para pessoas com todos tipos de deficiência e idade, o projeto “Diferentemente iguais – exercícios físicos para pessoas com deficiências” foi implantado em abril deste ano, no campus de Jequié. Coordenada pela professora Christiane Freitas, do Departamento de Saúde 1, a iniciativa trabalha com orientação e acolhimento aliado à Educação Especial.
A proposta surgiu após uma identificação da coordenadora de que muitas pessoas com deficiência não faziam uma atividade física por desconhecimento, falta de recursos financeiros ou falta de espaços dispostos a acolhê-los. Além de atender essa demanda da população, como explicou Freitas, a iniciativa possibilita o enriquecimento da práxis pedagógica entre os estudantes de Educação Física, visto que é possível vivenciar a atuação efetiva com esse grupo de pessoas, muitas vezes, negligenciado socialmente.
Aberto a toda comunidade interessada, o projeto oferece, atualmente, aulas de natação, hidroginástica, musculação, dança e atividades motoras adaptadas no complexo esportivo do campus de Jequié. Além da demanda espontânea, a iniciativa tem como parceira a Associação Paralímpica do Interior da Bahia (APIB), que direciona seus associados para participar do projeto. A participação requer uma inscrição prévia e, a partir de uma primeira avaliação, o aluno é encaminhado para uma ou duas atividades.
A ação conta com a participação de discentes do curso de Educação Física, bem como de docentes/colaboradores tanto da Uesb como da APIB. “A Universidade deve deixar de ser um espaço em que poucos privilegiados possam usufruir. Abrir à comunidade é um dever. É preciso que quem estiver fora dos muros saiba o que acontece dentro e tenha livre acesso a esse conhecimento produzido”, revelou a professora Christiane Freitas, coordenadora do projeto.
Segundo ela, o projeto busca ampliar as parcerias no próximo ano. Uma dessas possibilidades é com a Clínica Escola de Fisioterapia da Uesb, que possibilitará uma expansão nas ações e na atuação dos profissionais.