Com 47 cursos de graduação, a Uesb é a instituição com o maior leque de cursos ofertados na região Sudoeste da Bahia. Portanto, uma das principais portas de entrada para quem deseja ingressar no Ensino Superior em todo o Estado.
Na estrutura organizacional da Universidade, esses cursos são vinculados à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). Cabe ao setor, a responsabilidade de garantir e melhorar as condições do ensino ofertado pela Instituição. “Nosso objetivo é pensar e ampliar nossas proposições para, cada vez mais, qualificar nossos cursos, proporcionando melhor formação para aqueles e aquelas que vislumbram, na Uesb, a oportunidade de formação humana, cultural, científica e política”, afirma o professor Reginaldo Pereira, à frente da pasta desde junho de 2018.
O pró-reitor conta que, nesse primeiro ano, a Prograd buscou desenvolver uma série de ações para potencializar o ensino de graduação a médio e longo prazo, desde questões estruturais até os processos acadêmicos. Uma dessas ações se refere ao planejamento e elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) de formação de professores da Universidade.
Segundo a Prograd, a construção do PPI visa atender as normativas da Resolução do Conselho Nacional de Educação 02/2015, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial em nível superior e para a continuada, e também determina que os cursos de licenciatura estruturem seus Projetos Pedagógicos de Cursos (PPC) em organicidade com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o Projeto Pedagógico Institucional (PPI). “Em síntese, o PPI busca uma identidade para as licenciaturas e, a partir da conclusão desse projeto, todos os cursos deverão fazer suas reformas curriculares à luz desse documento”, define o pró-reitor.
Nesse sentido, foi iniciada a organização do Fórum das Licenciaturas que funcionará como instrumento propositivo e consultivo para acompanhar e monitorar as ações da Prograd no que se refere à formação de professores. Segundo o professor Reginaldo Pereira, essa é uma iniciativa que também será executada junto aos Bacharelados.
Estudos sobre evasão universitária– Um dos compromissos firmados pela Prograd, junto ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e a toda comunidade acadêmica, se refere à realização de um estudo detalhado da evasão nos cursos da graduação. O objetivo é identificar as variáveis que influenciam na decisão do aluno desistir do curso de acordo com a sua forma de ingresso – Vestibular ou Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O pró-reitor explica que o processo já está em conclusão e seus resultados ajudarão a realizar um diagnóstico mais preciso da situação da evasão em cada curso. “A partir dessa análise, nosso intuito é buscar desenvolver ações que possam superar o impacto da evasão em nossos cursos de graduação, tanto pelos colegiados, como pela administração da Universidade”, ressalta o professor Reginaldo Pereira.
Vestibular – A Prograd também buscou desenvolver ações voltadas para o fortalecimento do Vestibular, tradicional forma de ingresso da Uesb. Para dar mais transparência ao processo seletivo, o Edital do Vestibular foi revisado e outros processos, como isenção da taxa de inscrição e seleção de fiscais, foram reformulados.
A Pró-Reitoria retomou ainda uma importante ação: a Feira do Vestibular (Fevest). A iniciativa foi realizada nos três campi, com o objetivo de divulgar os cursos da Uesb junto aos alunos das escolas de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
Compra de livros – Uma das principais ações desenvolvidas pela Prograd no primeiro ano de gestão foi a renovação do acervo de livros das três bibliotecas da Universidade. A Uesb fez um investimento de aproximadamente 400 mil reais, contemplando uma demanda antiga da comunidade acadêmica.
Com a compra, foram adquiridos títulos que contemplaram as áreas de conhecimento de todos os cursos da Universidade. Segundo o professor Reginaldo, essa será uma ação recorrente da Prograd junto à Administração da Uesb. “Ainda em 2019, mais 350 mil reais serão investidos na aquisição de novos livros”, confirma.
Perspectivas – A Prograd está buscando ainda criar o Programa de Educação Tutorial Institucional (PETI). O intuito é fortalecer o ensino de graduação por meio de grupos que proporcionem o aprimoramento da formação profissional, a partir do trabalho em equipe e interdisciplinar. “Pensamos também em reformular o nosso Programa de Monitoria, com vista a outras possibilidades de qualificar os cursos”, comenta o pró-reitor.