Um evento marcado pelo encontro de produtores rurais, pesquisadores, técnicos e estudantes. Todos reunidos em torno de um interesse em comum, o café. O 13º Encontro Nacional de Café teve início nesse domingo, 26, na Fazenda Vidigal, no município de Barra do Choça. A Uesb está participando da atividade, por meio de palestras, que serão ministradas por profissionais da Instituição, e apresentações de trabalhos científicos.
Pelo segundo ano consecutivo, a Instituição também é responsável pela comissão científica do evento, ou seja, sistematizar a logística de apresentação dos trabalhos de pesquisa e organizar os resumos relacionados à cafeicultura. A professora Silvana Naomi Matsumoto, do Departamento de Fitotecnia e Zootecnia (DFZ), coordenadora da comissão científica, acredita que “a Universidade tem como característica a reciprocidade de ações com o seu entorno, sendo assim, a cafeicultura tem um papel social e econômico”.
A programação do evento também é composta por mesas-redondas, minicursos, oficinas e dinâmicas de campo. No primeiro dia, foi realizado o Coffee Kids, com uma programação específica para o público infantil, como cursos de culinária e parque. Os participantes também podem visitar os estandes montados por empresas parceiras e uma mostra de arte.
Com o tema “Perspectivas para o futuro da cafeicultura brasileira”, o Encontro, que acontece até o dia 28, terça, conta com a participação de pessoas de várias partes do país e também do exterior. Um dos organizadores do evento, Gianno Brito, ressaltou a necessidade de discutir o tema e agradeceu a parceria com a Universidade. “Nada melhor do que poder contar com a Uesb trazendo o seu material humano e científico, de grande valia, para desenvolver os trabalhos científicos em nossa propriedade para poder repassar para os produtores de toda a região e de todo o Brasil”, destacou Brito.
Convênio entre a Uesb e a Fazenda Vidigal– Em 2018, a Uesb firmou um convênio com a Fazenda Vidigal, no sentido de possibilitar aos discentes da Instituição um amplo campo de pesquisa. “O convênio com a Fazenda Vidigal é fundamental para a formação dos nossos estudantes, porque permite um campo de prática, experimentação, pesquisa e atividades de campo que é muito rico na aprendizagem dos alunos”, reforçou o professor Wesley Piau, chefe de gabinete, que, na abertura do evento, representou a reitoria da Universidade. O professor ainda lembrou que não só os alunos da área de Ciências Agrárias são beneficiados com a parceria, mas também discentes de diversos cursos.