Desde a última quarta, 24, está acontecendo, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), em João Pessoa, a 31ª edição do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Graduação (Forgrad). A Uesb está presente no evento, que tem como tema central “Diversidade na Educação Superior: há possibilidade de uma identidade nacional?”.
Constituído por todos os pró-reitores de Graduação, ou ocupantes de cargos equivalentes, das Instituições de Ensino Superior do país, o Fórum, que segue até esta sexta, 26, tem como proposta elaborar políticas e diretrizes básicas que permitam o fortalecimento das ações comuns e inerentes às Pró-Reitorias, em nível nacional e regional. O encontro busca ainda contribuir para a formulação e implementação de políticas públicas de Educação Superior que possam colaborar com o desenvolvimento do Brasil.
“O Fórum de Pró-Reitores de Graduação constitui-se em um espaço político importante para socialização de experiências positivas, discussão, elaboração de estratégias e ações que possibilitem o fortalecimento e qualificação do ensino de graduação nas Instituições de Ensino Superior do país”, afirmou o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação da Uesb, que representa a Universidade no evento. Além dele, também participa do Fórum, a professora Flavia Cristina Caires, gerente acadêmica da Instituição.
Uesb na Coordenação do Fórum Nordeste dos Pró-Reitores de Graduação – Durante o evento, foram eleitos os novos coordenadores do Fórum Nordeste dos Pró-Reitores de Graduação para a gestão 2018-2019. O professor Reginaldo Pereira foi eleito para compor a Coordenação, ao lado da professora Deurivan Câmara Silva de Jesus, da Universidade Federal do Maranhão (UFM), e do professor Assis Leão da Silva, do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). Outra novidade é a presidência do Fórum, que será assumida pelo professor Alarcon Agra do Ó, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), que foi eleito o presidente.
A Coordenação tem como função divulgar as ações e atividades do Fórum, bem como promover encontros e discutir as demandas regionais relacionadas às Pró-Reitorias de Graduação.