De 16 a 18 de dezembro, a Uesb realizará um curso destinado à formação de pessoas interessadas em atuar em bancas de heteroidentificação, para análise e aplicação de critérios de fenotipia (aparência física) que orientam o reconhecimento étnico-racial no contexto brasileiro. A capacitação acontece em formato on-line, das 19 às 21 horas, e é voltada tanto para membros da comunidade universitária como pessoas externas interessadas.
O curso será conduzido pela professora Cíntia Santos Diallo, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), coordenadora do Centro de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia e presidente da Comissão de Verificação Fenotípica, ambos da Instituição em que atua. Além disso, ela é membro da Cátedra Unesco Diversidade, da Universidade Federal da Grande Dourados.
A formação terá carga horária total de 12 horas, com material de leitura complementar. Os interessados devem se inscrever por meio do formulário on-line.
Ações Afirmativas – Com foco no avanço e na garantia das políticas públicas de ações afirmativas que visam a reparação de desigualdades históricas, sociais e raciais, a Uesb regulamentou, em setembro de 2023, a obrigatoriedade da realização de bancas de heteroidentificação para todos os estudantes aprovados nas vagas reservadas à população negra. A medida passa a valer a partir do semestre letivo de 2025.1, avaliando os candidatos que foram aprovados no Vestibular da Universidade e no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Dessa forma, as pessoas que concluírem o curso de formação integrarão o banco institucional de avaliadores para realização de análise e validação das autodeclarações de pertencimento à população negra apresentadas por candidatos no Vestibular e no Sisu. Essa participação acontecerá mediante consulta prévia de disponibilidade para composição das bancas de heteroidentificação e recursais, que acontecerão a partir de fevereiro de 2025.
Em caso de dúvidas ou para mais informações, entre em contato com a Reitoria, pelo reitoria@uesb.edu.br; com a Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil, pelo proapa@uesb.edu.br; ou, ainda, com a Pró-Reitoria de Graduação, pelo prograd@uesb.edu.br.