A Pró-reitoria de Graduação (Prograd) através da Gerência Acadêmica e das Assessorias Acadêmicas realizou nos campi de Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié, nos dias 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro, a primeira etapa do “Encontro de Formação Docente da Uesb”. Com o tema “Desafios da Docência Universitária”, o Encontro busca criar espaços para contribuir com o desenvolvimento profissional docente e com a melhoria do ensino de graduação na Universidade.
Na ocasião, foram debatidos o que pensam e sentem os professores sobre os processos de ensinar e aprender na Universidade e entender suas necessidades formativas nesse contexto. A ideia é, a partir dessas reflexões, construir uma política institucional voltada para o desenvolvimento profissional continuada, colaborativa, contextualizada e implicada com as demandas docentes.
O pró-reitor de Graduação, professor Reginaldo Pereira, afirma que o Encontro surgiu a partir de uma série de demandas da comunidade acadêmica, em especial dos professores, de qualificar e ter uma formação continuada, dando um novo sentido ao ensino de graduação. “Por isso nós estamos coletivamente discutindo e apresentado aos Departamentos, aos Colegiados e a todos professores envolvidos a construção de uma política institucional de formação continuada para os professores da Uesb”, salienta.
“Que esse evento seja um pontapé para um processo mais amplo e sistemático que vai passar a acontecer sob a coordenação da Prograd, com eventos, cursos, oficinas, palestras e outras atividades voltadas para a formação continuada docente”, avalia o assessor acadêmico e professor Paulo Marcelo Teixeira.
O vice-reitor da Uesb, professor Marcos Henrique Fernandes, reforçou que a política de formação permanente dos professores era um compromisso da atual gestão que não tem medido esforços para pôr em prática nos três campi da Universidade. “Queremos fazer sistematicamente, todo semestre de maneira presencial. Já fizemos um diagnóstico das temáticas que são importantes para os professores e a gente vai investir nessa capacitação permanente e esperamos que os professores possam aderir. Isso é importante para manter a Universidade viva”, conclui Fernandes.
“Esse encontro, vem agregar o que o Paulo Freire mostra para a gente, que nós somos seres inacabados, em constante construção e desconstrução. E com isso a gente tende a repensar nossa prática pedagógica”, disse Silvana do Nascimento Silva, professora do Departamento de Ciências Biológicas. A docente, aprovou a iniciativa da gestão. “Quando a gente percebe que a Universidade está preocupada também com essa formação contínua, esse encontro vem agregar uma importância de grande escala para essa formação”.