Na quarta-feira, 19, aconteceu no campus da Uesb, em Vitória da Conquista, o 1º Encontro de Formação de Tutores da Educação Tutorial. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), visou proporcionar a troca de experiências, o aperfeiçoamento das ações dos grupos da Instituição, assim como contribuir para uma formação mais abrangente e prática, de maneira que o ensino-aprendizagem colaborativo e integrador dos grupos sejam potencializados.
O professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação, destacou o encontro como de extrema importância para agregar grupos PET ‘s institucionais. “É necessário fomentar uma discussão a respeito da importância do compartilhamento de experiências sobre educação tutorial e, sobretudo, potencializar essa relação entre ensino, pesquisa, extensão, trabalho coletivo e interdisciplinar, que são os princípios da educação tutorial”, frisou, professor Reginaldo.
O encontro foi mediado pelo professor André Bitencourt Leal, da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Para o docente, “discutir questões importantes sobre a educação tutorial é fundamental para a educação da universidade, vários cursos podem ser beneficiados por essa metodologia de educação. Espero que os grupos PET’s institucionais tenham um futuro promissor”, destacou o professor André.
A programação abarcou os principais pilares da Educação Tutorial, composto pelo ensino, pesquisa e extensão, além de enfatizar o trabalho coletivo e o protagonismo discente. E, também, proporcionou aos tutores estratégias de como lidar com as questões administrativas, bem como a avaliação individual e grupal dos bolsistas.
O evento também contou com workshop prático, com a aplicação de uma metodologia ativa em atividades de grupos de educação tutorial e ferramentas de gestão e avaliação, juntamente com o planejamento de atividades integradas.