No período de 10 a 30 de setembro, o Serviço Social da Coordenação de Acessibilidade Permanência e Ações Afirmativas (Coapa), promove em Jequié o ciclo de encontros “Encontros de Vida”, em alusão ao Setembro Amarelo. O evento, que acontecerá no Anfiteatro Manoel Sarmento, tem como objetivo levar os discentes a refletirem sobre a importância da vida e do cuidado com a saúde emocional, estimulando práticas de autocuidado, conexão e valorização da existência.
O ciclo é composto por quatro encontros, cada um simbolizando uma “folha” do trevo de quatro folhas, representando experiências de cuidado e celebração da vida. O primeiro momento acontecerá no dia 10 de setembro, às 10 horas, e será dedicado à dança circular e terapia floral, conduzido pela psicóloga e terapeuta integrativa Silvia Renata Menezes. No dia 17, às 19 horas, os participantes poderão vivenciar práticas de meditação e respiração com a assistente social e terapeuta integrativa Ulla Carla Santos. No dia 24, às 10 horas, a professora de Yoga Lorena Meira conduzirá uma sessão de yoga e conexão com o corpo. O ciclo se encerra no dia 30, às 10 horas, com o tema espiritualidade e valorização da vida, conduzido pela mestre em Ciências da Saúde Ana Lúcia Cunha.
A programação busca despertar nos estudantes a atenção para os pequenos detalhes da vida, incentivando práticas que fortalecem a saúde emocional e o bem-estar. Os encontros oferecem momentos de introspecção, acolhimento e reflexão sobre como cada gesto, palavra ou ação pode contribuir para uma vida mais plena e significativa. A proposta é consolidar uma cultura de cuidado, compaixão e valorização da vida dentro da comunidade acadêmica, reforçando que cada instante é uma oportunidade de recomeçar, florescer e celebrar a existência.
O evento é gratuito e aberto exclusivamente aos estudantes da Uesb proporcionando um espaço seguro para partilha e fortalecimento de vínculos. A iniciativa integra as ações do Setembro Amarelo, movimento nacional que alerta para a prevenção do suicídio e a importância da saúde mental, e é uma realização do Projeto Cuca Fresca, em parceria com o Grupo de Pesquisa Espia.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail coapajq@uesb.edu.br.