A Uesb, no Debate Eleições 2020, realizado no Anfiteatro Professor Manuel Sarmento, no campus de Jequié, cumpre seu papel social, democraticamente, dando oportunidade aos cinco candidatos à Prefeitura de Jequié apresentarem suas propostas de Governo, por meio de perguntas e respostas entre os candidatos.
O Debate foi organizado pelo Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (Surte) da Universidade, obedecendo as recomendações sanitárias do distanciamento social. Na abertura, o vice-reitor da Uesb, professor Marcos Fernandes, representando o reitor da Universidade, agradeceu a participação dos candidatos, destacando a chegada da Uesb FM (106.1) à Jequié e a importância da Instituição nas Eleições Municipais. Na oportunidade, o vice-reitor lembrou que esta é uma iniciativa pioneira da Uesb na promoção do Debate.
Em rodadas de quatro blocos, os candidatos se apresentaram, expuseram suas propostas e programas de governo. Em clima de harmonia, educação e cordialidade, houve perguntas, provocações nas réplicas e tréplicas, em nível de diálogo. Predominaram, entre as propostas dos candidatos, temas como corrupção, educação e saúde. Com uma hora de duração, no canal do You Tube da TV Uesb, os eleitores/internautas acompanhavam e deixavam comentários no chat.
O Surte mobilizou cerca de 20 profissionais de rádio, televisão e jornalistas para a realização do Debate Eleições 2020. Nas considerações finais, os candidatos afirmaram que o debate atendeu às expectativas e parabenizaram a Universidade.
Na avaliação final do assessor geral de comunicação, professor Rubens Sampaio, o evento é importante para a Universidade onde a Instituição cumpre sua função social num momento tão decisivo para a região: “O que o Sistema Uesb está fazendo é cumprindo seu papel. Somos uma instituição de ensino, e este momento é ideal para ajudar o eleitor a escolher a melhor proposta dos candidatos”.