As celebrações em homenagem aos aposentados e os eventos em comemoração ao Natal já são aguardadas com muita expectativa pelos servidores dos três campi da Uesb. Promovidas pela Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP), por meio do Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais), as atividades acontecem ao longo do mês de dezembro e são marcadas por momentos de confraternização e de agradecimento.
Em clima de muita comemoração, a Uesb expressa todo seu agradecimento aos dezessete profissionais dos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista que se aposentaram no ano de 2023. As cerimônias especiais expressam o valor que a instituição confere a cada servidor que contribuiu com zelo e dedicação para a manutenção da Universidade como referência de Ensino Superior.
“Eu me sinto profundamente gratificado porque a Uesb foi uma das minhas preocupações, mas também uma das minhas grandes amizades. Aqui eu aprendi muito e espero ter também ensinado alguma coisa. E aqui, sobretudo, eu lutei, certo? E isso fez parte de minha vida durante muito tempo. E por isso eu saio gratificado com o reconhecimento”, disse Ruy Medeiros. Advogando, há mais de 45 anos, o professor vinculado ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), foi reverenciado pelos colegas da Uesb, na cerimônia em homenagem aos servidores aposentados, realizada no dia 18 de dezembro, no Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), no campus de Conquista.
Professora por 35 anos na Uesb, a servidora do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET) Cátia Mesquita, também participou das homenagens. “É muito bacana e recompensador perceber que para a instituição a gente não passa em branco, mas que a gente é notado que o nosso trabalho é reconhecido. Sabe-se que é um ciclo, mas é uma sensação gostosa esse filminho passando aqui.”
Para o reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães, além das homenagens os servidores aposentados também merecem o devido reconhecimento de toda a comunidade acadêmica. “Precisamos reverenciar, homenagear essas pessoas que estão construindo a Universidade. Nesse momento de final de ano, de homenagem, de trocar palavras de reconhecimento, é importante e é para isso que a gente está aqui hoje”.
Com 40 anos de trabalho dedicados à Uesb, em Itapetinga, o servidor Wellington Freitas, professor aposentado vinculado ao Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (Dchel), comentou sobre a importância da homenagem, que aconteceu no Auditório do Módulo de Educação, em 8 de dezembro, no campus. “Talvez, para alguns seja algo tão pequeno, mas para quem está sendo homenageado é uma coisa tão relevante, tão grande de você receber um título como esse aqui, de reconhecimento. Eu confesso a vocês que vou mandar fazer um quadro e deixar estampado”.
Entre os servidores aposentados do campus de Jequié, a professora Márcia Auad, do Departamento de Ciências Humanas e Letras (DCHL) recebeu a homenagem no dia 12 de dezembro, no estacionamento do Pavilhão Administrativo. A servidora considerou a cerimônia muito importante para concluir sua trajetória na Universidade. “Eu não diria que eu me aposentei da Uesb, eu diria que me aposentei na Uesb. Com tudo que a Universidade tem de qualidade, trabalho, pessoal, colegas, amigos, isso é muito importante. Então, acho que foi muito bom fazer parte desse grupo e construir esse número enorme de amigos que hoje eu tenho e que sei que sempre estão comigo e vão estar sempre”.
Nos dias das homenagens aos aposentados, os servidores ativos também se uniram para comemorar o Natal. “A gente aproveita essa confraternização para homenagear quem tanto contribuiu para o crescimento e manutenção da nossa instituição entregando um ‘Termo de Reconhecimento’ e, ao mesmo tempo, proporcionando a interação entre servidores ativos e aposentados”, esclarece Jaqueline D’Esquivel, gerente do Nais.
In memoriam – Entre os aposentados de 2023, estava o nome do professor Paulo Pires, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA), que faleceu no dia 1° de agosto. Em março do ano passado, o professor completou 40 anos de serviços dedicados à Uesb e, em julho, tinha recebido a notícia da sua aposentadoria. Na cerimônia, amigos e colegas da Universidade, como o professor Dirlêi Bonfim e o músico Carlos Moreno, prestaram homenagens com músicas e poemas dedicados a memória do saudoso colega.
Representantes da família de Paulinho, como era conhecido, recebeu o termo de reconhecimento das mãos do reitor. “O maior prêmio e a maior vitória que um professor pode alcançar é ser homenageado pela instituição que trabalhou tantos anos. Eu só tenho que agradecer a todos por esse momento e, com certeza, meu pai esteja onde estiver, está muito feliz. Está recebendo essa homenagem é honrar todo esse legado dele”, comentou emocionado João Paulo Pires, filho de Paulo e estudante do curso de Direito da Uesb.