Com o propósito de fortalecer e consolidar a política de internacionalização da Uesb, com vistas a ampliar a cooperação com países do sul do Globo, a Assessoria de Relações Internacionais (Arint) realizou a primeira Missão Internacional de Estudo da Universidade. A Missão teve como destino o Instituto de Artes e Cultura (ISArC), localizado em Matola, província de Maputo, em Moçambique, na África.
Como parte das atividades vinculadas à Missão, a comitiva da Uesb foi recepcionada na sede do ISArC pelo seu presidente, professor Filimone Meigos, e sua equipe, onde foram partilhadas informações sobre ambas instituições e trocaram símbolos institucionais. O momento também foi marcado por ações representativas como a assinatura no Livro de Honra e a Foto de Família, que representa um importante registro para celebrar as relações entre culturas, povos e nações, colaborando para preservar memórias, tradições e narrativas.
Para o professor Jackson, o registro da foto de família com a presença dos representantes das duas instituições constitui-se em “um marco histórico para a humanidade no contexto do encontro entre Brasil (Uesb) e Moçambique (ISArC)”, frisa. O professor acrescenta, ainda, que por meio de diversas ações a Missão fortifica o vínculo entre as duas instituições, além de contribuir para o “fortalecimento e consolidação de ações de internacionalização com países africanos, ampliando iniciativas internacionais de forma coletiva e afrocentrada”, destaca.
No decorrer das atividades relacionadas à Missão, a comitiva da Uesb pôde imergir em atividades artístico-culturais na Fundação Fernando Couto, bem como visitaram o Instituto Superior de Bolsa, que é vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com a proposta de dar início a novos convênios para formação de profissionais das instituições de ensino superior de Moçambique. Ainda como parte das atividades da Missão Internacional de Estudo, a comitiva da Uesb participou do 1º Colóquio Internacional, intitulado “(Re)Africanizando os espíritos: memórias, corpos e representações”, organizado pelo ISArC em parceria com a Arint.
A comitiva da Uesb, formada pela professora Adriana Amorim, pró-reitora de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa); professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação (Prograd), professor Jackson Reis, assessor da Arint; professora Maria de Cássia Gonçalves, assessora acadêmica de Jequié; Inês Angélica Freire, assessora especial da Reitoria em Jequié, Edeise Gomes, coordenadora do curso de Dança, conta com a participação de estudantes dos cursos da graduação da Universidade, que foram selecionados por meio do Edital “Africanidades: Mobilidade Acadêmica Internacional de Estudantes de Graduação da Uesb Edição Moçambique”.
Vitor Carlo, estudante do curso de jornalismo, foi um dos alunos contemplados pelo Edital. O estudante pontua que a experiência vivenciada em Moçambique tem contribuído para os seus objetivos acadêmicos e de pesquisa. “De uma forma geral, eu digo que vir aqui para Moçambique conhecer novas culturas foi uma viagem para além das fronteiras, sabe? Foi uma viagem que me fez conectar com a cultura, conhecer novos povos, que de certa forma se aproximam com o nosso país e estado da Bahia, que acredita em espiritualidade, em ancestralidade, que tem essa energia calorosa, receptiva”, destaca. A Missão Internacional de Estudos foi concluída em Moçambique no último dia 2 de setembro.