Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645

Fortalecer o ensino superior através da união é um passo essencial para construir soluções conjuntas e aprimorar a gestão universitária. Diante disso, a Uesb tem se mostrado atenta e se dedicado às possibilidades de cooperação com outras universidades estaduais.
Para ampliar o diálogo e buscar parcerias, nos dias 24, 25 e 26 de novembro, representantes da Assessoria de Planejamento, Desenvolvimento e Avaliação da Uesb (APDA) realizaram uma visita ao Campus 1, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Salvador, e à Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan).
Vinculada à Reitoria, a APDA é o órgão responsável por coordenar, elaborar e acompanhar as políticas de planejamento, desenvolvimento e avaliação institucional da Uesb. Assim, a iniciativa marca um movimento estratégico da Instituição na construção de uma jornada mais alinhada às outras universidades estaduais, promovendo maiores benefícios à comunidade interna e externa.
Na visita, os servidores Gustavo Casseb Pessoti, coordenador de Avaliação da Uesb, Ilana Teixeira, coordenadora de Planejamento da Instituição, e o professor Elinaldo Leal Santos, assessor da APDA, participaram de uma série de encontros voltados à interlocução entre as universidades e ao conhecimento de boas práticas de gestão.
As atividades na Uneb foram conduzidas pela professora Lídia Boaventura Pimenta, responsável pela gestão da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), que apresentou as práticas de planejamento e destacou a importância da união para fortalecer o ensino público no estado. Houve, também, a apresentação de uma proposta para que ambas as universidades realizem a interlocução com as outras instituições superiores estaduais, tendo uma agenda comum, além da troca de técnicas e experiências.
Segundo o professor Ivan Luiz Novais, assessor de Planejamento da Uneb, ambas as instituições têm em comum os seus desafios e “uma mesma responsabilidade social, atuando dentro do mesmo campo, que é a oferta do ensino, da pesquisa e da extensão, com um caráter evidentemente social”.
Também houve um momento de diálogo com a Secretaria Especial de Avaliação (Seavi), no qual as duas universidades compartilharam seus instrumentos utilizados para acompanhar o planejamento e para avaliar institucionalmente. A programação seguiu com uma visita à Secretaria de Planejamento do Estado da Bahia (Seplan), momento em que o secretário Cláudio Ramos Peixoto reforçou que o órgão está à disposição para a cooperação, além de colocar as universidades como essenciais no planejamento estadual.
“Entendemos que a universidade tem que estar próxima dos órgãos do executivo, dos órgãos de planejamento. Essa interação, essa articulação, o saber, o pensar da universidade é muito importante e, neste momento, principalmente, que nós estamos vivendo a retomada do planejamento a longo prazo no Brasil”, afirmou.

A visita foi encerrada com encontro entre a equipe da APDA e o diretor de Avaliação e Políticas Públicas da Seplan, Antônio Marcos Barreto Silva. No momento, o diretor apresentou metodologias e processos relacionados ao acompanhamento do Plano Plurianual do Estado.
Para o assessor da APDA, professor Elinaldo Leal Santos, a Universidade tem muito a ganhar com a cooperação, visto que “a Uesb fortalece-se ao estabelecer um diálogo permanente com a Uneb e a Seplan, tratando de duas dimensões fundamentais da gestão universitária: o planejamento, que define a visão de futuro, e a avaliação, que confronta essa visão com a realidade. A possibilidade de construir uma rede de troca de saberes entre universidades e governo só beneficia o estado da Bahia”, afirmou.
Com a visita, a Uesb dá novos passos rumo a uma vivência universitária mais integrada, ampliando o diálogo e a defesa do ensino público superior.