Encerramento do Seminário aconteceu no Teatro Glauber Rocha, em Conquista
Com programação em Jequié, Itapetinga e Vitória da Conquista, a Uesb, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), realizou, durante o mês de abril, a 2ª edição do Seminário Institucional dos Programas Pibid e Residência Pedagógica da Uesb. Nesta sexta-feira, 26, o evento promoveu as discussões de encerramento no Teatro Glauber Rocha, campus de Vitória da Conquista.
Para discutir tanto o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) como o Programa de Residência Pedagógica, a partir da ótica das experiências formativas para a docência na Educação Básica, o Seminário recebeu a professora Noemi Pereira de Santana, da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Atuante na área, ela defende a importância desses Programas se tornarem políticas de Estado, fortalecendo, ainda mais, a relação entre universidades e escolas da Educação Básica.
“Os princípios dos Programas são articular teoria e prática, aproximar Universidade e Educação Básica e trabalhar com a formação inicial e continuada de professores. Sem dúvida, eles alcançam a escola, qualificam, fazem as pessoas pensarem em metodologias diferenciadas, fazem o estudante da licenciatura entender o contexto e as questões da escola. Assim, esse licenciando é capaz de compreender melhor o estudo que ele desenvolve na universidade”, pontua Noemi.
Há 15 anos, a Uesb assumiu, formalmente, o compromisso de estreitar sua relação com a Educação Básica por meio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), logo em seu surgimento. Em 2020, a Universidade adere à Residência Pedagógica. “A gente tem uma responsabilidade institucional e social muito grande, uma busca por fortalecer esse diálogo da Universidade com a Educação Básica”, afirma o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação.
Atualmente, são cerca de 800 bolsas ofertadas pela Uesb para os dois programas. Estudantes dos cursos de licenciatura da Instituição, docentes orientadores da Universidade e professores supervisores nas escolas públicas são contemplados com essas bolsas. “Os principais avanços são a melhoria do ensino-aprendizagem nas escolas. Aquilo que a gente produz na Universidade em termos de inovação pedagógica, metodológica, teórica e prática chega às escolas com os alunos e professores e fortalece a educação”, salienta o pró-reitor.
Nádia Oliveira (na ponta direita da foto) desenvolveu estudo no Pibid com outras colegas
Formando novos professores – Na reta final da sua formação em Pedagogia na Uesb, Nádia Oliveira é bolsista do Pibid e afirma que a experiência foi um divisor de águas na sua formação. “O Pibid foi muito importante porque eu não tinha tido experiência em sala de aula antes de me inserir no Programa. Então, quando eu me inseri em sala de aula, muitas coisas que a gente via na teoria, a gente não imaginava como seria na prática”, avalia.
Nesse processo, foi possível se aproximar da realidade escolar e da relação entre professor e aluno, entendendo, sobretudo, o funcionamento de uma sala de aula. Nádia encarou o desafio no período pós-pandemia, onde uma nova adaptação à realidade presencial se fez necessária.
A partir dessa vivência, a futura pedagoga produziu um estudo focado no Sistema de Avaliação da Educação Básica dos Anos Iniciais, especificamente no 5º ano, prova aplicada pelo Governo Federal. “A gente participou de todo o período de preparação do aluno para essa prova e percebemos que muita coisa precisa ser revista, não só para a aplicação da prova, mas, também, para a sala de aula”, comenta.
A pesquisa integrou a sessão de pôsteres apresentada no Seminário, que reuniu trabalhos de diversos cursos inseridos tanto no Pibid como na Residência Pedagógica. O evento contou, ainda, com ciclos de experiências, mesas-redondas e momentos culturais.