A Uesb, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), recebeu a doação de equipamentos da Receita Federal. A iniciativa visa fortalecer os atendimentos à comunidade, especialmente no suporte à declaração do Imposto de Renda para pessoas de baixa renda. A parceria é resultado de um convênio de cooperação técnica entre a Universidade e a Receita Federal.
Segundo o coordenador da extensão do NAF, professor Luciano Doria, a parceria busca apoiar o funcionamento do Núcleo por meio de treinamentos e, quando possível, doações de equipamentos. “O Colegiado de Ciências Contábeis incorporou o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), um programa de cidadania fiscal da Receita Federal do Brasil (RFB) em cooperação com instituições de ensino. Ele leva assistência fiscal e gratuita, presencial ou remota, a pessoas físicas de baixa renda, microempreendedores individuais (MEI), organizações da sociedade civil (OSC) e pequenos proprietários rurais”, explicou o professor.
A doação foi de três computadores, quatro impressoras, além de mesas e um guichê para atendimento. “Esses equipamentos contribuirão para melhorar a estrutura do NAF, tornando o atendimento mais eficiente e possibilitando a ampliação dos serviços prestados à comunidade”, destacou o coordenador. A expectativa é que, com a nova estrutura, o serviço do Núcleo se torne mais ágil, reduzindo o tempo de espera e ampliando o suporte à população.
Sobre a iniciativa – O atendimento do NAF é voltado, prioritariamente, para pessoas físicas de baixa renda, que, muitas vezes, não têm condições financeiras de contratar os serviços de um escritório de contabilidade. Além da declaração do Imposto de Renda, o Núcleo presta serviços de regularização e abertura de Microempreendedores Individuais (MEI), atendimentos a organizações da sociedade civil (OSC), suporte a pequenos proprietários rurais e demandas relacionadas à cidadania fiscal. Os alunos que atuam no NAF passam por capacitação contínua, com treinamentos ministrados pelos professores do curso de Ciências Contábeis e uma plataforma de ensino disponibilizada pela própria Receita Federal.
Para a Uesb, a iniciativa não apenas beneficia a população atendida, mas também fortalece a formação acadêmica dos estudantes. “O NAF está integrado à curricularização do curso de Ciências Contábeis, promovendo a vivência prática e o compromisso social dos estudantes. Ele fortalece a formação cidadã dos futuros profissionais, ao mesmo tempo que devolve à sociedade parte do investimento feito na universidade pública”, afirmou o professor.
O atendimento do NAF acontece de forma presencial no Laboratório Professor Paulo Pires, campus de Vitória da Conquista, às terças, quartas e quintas-feiras, das 9 às 12 horas. Os interessados podem entrar em contato pelo perfil do Núcleo no Instagram ou pelo e-mail naf@uesb.edu.br.