Assessoria de Comunicação da UESB - tel:77 3424.8645


Nesta semana, a Uesb recebeu os novos servidores, aprovados no último concurso público. Promovida pela Assessoria de Gestão de Pessoas (AGP) e Núcleo de Atenção Integral ao Servidor (Nais), a Semana de Integração acolheu os recém-chegados ao quadro administrativo da Instituição, apresentou a Universidade e reforçou a importância do trabalho dos servidores na construção de uma universidade pública, inclusiva e de qualidade.
O encontro de abertura ocorreu no auditório do Centro de Aperfeiçoamento Profissional (CAP), campus Vitória da Conquista. Na ocasião, servidores dos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista foram recepcionados com um momento musical e tiveram a chance de conhecer, com mais detalhes, o trabalho das Assessorias e Pró-Reitorias que compõem a Uesb, além dos valores e políticas que norteiam a Universidade.
A assessora de Gestão de Pessoas (AGP), Márcia Queiroz, destacou que a instituição recebeu, desde novembro de 2024, 93 técnicos e analistas universitários para o quadro efetivo e mais 60 servidores contratados sob Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). “Nós temos, ao longo dos últimos três anos, avançado muito nessa frente, tanto com concursos para docentes, quanto para o quadro administrativo. A chegada de novos servidores e o serviço público significam o fortalecimento da nossa missão, da base da instituição. Na perspectiva de um objetivo comum da universidade, em prol das nossas áreas de atuação: ensino, pesquisa e extensão”, afirmou Márcia Queiroz.

Assessorias e Pró-Reitorias da Uesb são apresentadas aos novos servidores dos três campi
Marco histórico para a Uesb. Foi como o pró-reitor de Graduação, Reginaldo Pereira, classificou o concurso público e seleção Reda realizados em 2024. Ele enfatizou, ainda, a relevância das políticas de ação afirmativa na instituição, com a reserva de vagas para pessoas com deficiência e autodeclaradas pretas e pardas. “Isso é algo que precisamos reafirmar como uma conquista social, em que reconfiguramos um modelo de ocupação de postos nas instituições. Isso é redefinir os modelos de convívio social com as diferenças de gênero, sexual, de raça, e faz parte dos princípios importantes que orientam o trabalho cotidiano desta Universidade”, ressaltou.
Encerrando a manhã de abertura do evento, o reitor da Uesb, professor Luiz Otávio de Magalhães, deu as boas-vindas aos servidores e defendeu a importância de um ambiente universitário pautado na pluralidade, respeito e no diálogo. “Eu desejo a todos e todas uma trajetória de muita alegria aqui na Universidade. Vamos discutir, vamos sonhar juntos e, quando tivermos que discordar, que a gente faça com todo respeito e pensando, acima de tudo, na importância da Uesb para a região Sudoeste e para toda a Bahia”, resumiu.
Ana Isabel Fernandes Lemos, que iniciou sua jornada como servidora há uma semana, no campus de Jequié, expressou suas expectativas em relação ao novo desafio. “As minhas expectativas são as melhores possíveis. Eu sou egressa da casa, então a minha história com a Uesb já vem de muito tempo. Comecei pela graduação em Direito, passei pela especialização e, com a oportunidade do concurso, veio a chance de permanecer nesse lugar, que eu enxergo como ideal para progredir na minha carreira acadêmica e também como profissional”, relatou.

Servidores lotados no campus Jequié conhecem estrutura física e setores da Universidade
A Semana de Integração se estende até o dia 25 de setembro nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista, com visitas guiadas aos setores e capacitações presenciais e no formato online. Entre os temas abordados, estão os direitos e deveres do servidor público, noções básicas do SEI, impacto social das políticas universitárias e o papel social da Universidade. Os servidores podem conferir mais detalhes sobre os cursos e realizar a inscrição por meio da plataforma SigEventos.