A abertura dos encontros foi realizada no campus de Jequié
Nesta sexta-feira, 23, aconteceu na Uesb, campus de Jequié, o 1º Encontro Digai – Diversidade e Gênero, Acessibilidade e Inclusão. O evento, promovido pela Pró-Reitoria de Ações Afirmativas, Permanência e Assistência Estudantil (Proapa), trouxe a temática “Um debate sobre ações inclusivas para pessoa com deficiência (PCD), sobre respeito à diversidade sexual, combate à violência de gênero e ao racismo estrutural”.
A pró-reitora da Proapa, Adriana Amorim, destacou que, após o surgimento de novas demandas de políticas afirmativas de acesso, houve a necessidade da criação de um projeto de permanência do ponto de vista simbólico cultural. Para isso, serão promovidos eventos e programas que possam atender essa demanda estudantil. “Estamos revendo a portaria que trata das Ações Afirmativas e estamos construindo diretrizes e políticas que possam direcionar nossa prática na Universidade relacionada a pessoas com deficiência, trans, do universo neurodiverso, sexodiverso etc. O Digai é uma maneira de celebrar essa diversidade dentro da Universidade”, defende.
Antoniza Arruda (à esquerda), estudante de Pedagogia é cega, e uma das participantes do Encontro
Inclusão e permanência – Antoniza Arruda é cega e estudante do 6º semestre de Pedagogia. Presente no evento, ela evidenciou a importância do acompanhamento do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão para Pessoas com Deficiência (Naipd) da Uesb. “O Núcleo é uma oportunidade na qual o aluno com deficiência tem para participar e estudar. No Naipd, a gente tem adaptação de materiais e atendimento no contra turno. Sem essa acessibilidade, não seria possível nenhuma pessoa com deficiência estar cursando na Universidade”, relata.
Visando a diversidade como valor humano fundamental, de forma a preservar a individualidade e a particularidade de cada indivíduo, o Encontro contou, em sua programação, com a conferência “Acesso, inclusão e permanência: isso tem tudo a ver com você”, apresentada pelo professor Dener Silveira, da Uesb. “Não dá pra fazer alguma coisa que não utiliza a participação, que as pessoas não apresentem, de fato, as suas angústias, suas expectativas”, aponta o docente.
O conferencista ressaltou, ainda, que o evento faz parte de um processo de transformação na sociedade. Para ele, a comunidade acadêmica está ali para contribuir e construir esse processo, de forma coletiva. “Temos visto na sociedade uma dificuldade, cada vez maior, de falar sobre os nossos problemas. Os espaços estão, cada vez mais, burocratizados, mais protocolares e, cada vez menos, sensíveis às próprias pessoas. Então, espaços como esse, na construção de políticas, é fundamental e revolucionário”, opina o professor.
O Encontro abre espaço para a discussão de políticas de inclusão e diversidade
Vice-reitor da Uesb, o professor Marcos Henrique Fernandes revelou que o Encontro ajudará na criação de resoluções que vão orientar as políticas institucionais de acesso e permanência estudantil na Universidade. “Tratar desses temas é relevante na dinâmica da nossa Universidade. É um desafio ainda para a gestão desenvolver essas políticas. Por isso, é necessário todo o envolvimento da comunidade”, afirma.
Fernandes reforça, ainda, que o acesso à educação superior é um direitos de todas as pessoas e políticas institucionais são fundamentais para garantir isso. “Que a nossa Universidade cumpra o seu papel social, que ela, de fato, seja uma instituição inclusiva e que possa abraçar e permitir que todas essas pessoas possam fazer seu curso, sua pós-graduação, garantindo seus direitos”, pontua.
A programação do evento segue, de forma presencial, nos campi de Itapetinga (6 de outubro) e Vitória da Conquista (20 de outubro). A participação no Encontro é aberta a todos os interessados, e as inscrições podem ser realizadas pelo formulário on-line, de forma gratuita.
Em caso de dúvidas, entre em contato com a organização do evento, pelos e-mails sai@uesb.edu.br e proapa@uesb.edu.br, ou, ainda, pelos telefones: (77) 3261-8664, em Itapetinga, e (77) 3424-8699, em Vitória da Conquista.