A Uesb, por meio da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd), em parceira com a Pró-Reitoria de Administração (Proad), viabilizou a compra de novos exemplares de livros para compor o acervo das três bibliotecas da Instituição. Ao todo, foram investidos aproximadamente 400 mil reais, o que garantiu a aquisição de bibliografia atualizada que contemplasse as áreas de conhecimento de todos os cursos da Universidade.
De acordo com o professor Reginaldo Pereira, pró-reitor de Graduação, faz parte do plano de ação da Prograd uma política de reposição de livros das bibliotecas de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista. Com a compra mais recente, a administração da Uesb está cumprindo parte do compromisso. “Com o o recurso do orçamento do ano passado, nos empenhamos em fazer a compra, seguindo as listas organizadas pelas três bibliotecas. Assim, estamos atendendo uma demanda antiga da comunidade acadêmica”, afirmou o docente.
Neste ano de 2019, serão investidos mais 350 mil reais na compra de novos livros. O objetivo, segundo o pró-reitor, é investir na bibliografia básica dos cursos, que é uma das exigências da comissão de verificação dos processos de reconhecimento de cursos. “Queremos atualizar as bibliografias das disciplinas e esse vai ser um trabalho que vamos fazer em conjunto com os professores dos cursos, para que a biblioteca contemple essa necessidade”, reforçou o professor.
Atualização do acervo – Foram adquiridos 167 novos títulos, o que representa mais de 700 novos exemplares. São títulos que abrangem as mais diversas áreas de conhecimento: Tecnologia, Física, Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Saúde, Ciências Humanas e Filosofia, Ciências Agrárias, Letras e Artes, Educação, Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Naturais.
Parte desses livros já começou a chegar às bibliotecas. Segundo Chrystina Nery, coordenadora da Biblioteca Regina Célia Ferreira Silva, do campus de Vitória da Conquista, para atualização do acervo, é feito um trabalho em conjunto com os colegiados dos cursos de graduação.
“Nós passamos uma lista para os colegiados, que entram em contato com os professores, para que eles nos encaminhem as sugestões de títulos. Após esse processo, fazemos uma triagem e, posteriormente, enviamos para a Prograd dar início ao processo de compra”, explicou a coordenadora.
Ao chegar, de acordo com Chrystina Nery, os livros adquiridos passam pelo processo de catalogação e organização para, em seguida, serem disponibilizados ao público. “Ao recebermos os novos livros, verificamos cada caixa com as notas fiscais. Depois, separamos os exemplares, carimbamos cada um deles, magnetizamos e catalogamos, incluindo cada livro no sistema Pergamum. Aí ele passa a fazer parte do acervo e a ficar disponível para os estudantes”, explicou a coordenadora. “Alguns desses novos exemplares, inclusive, já estão à disposição nas nossas prateleiras”, finalizou.