Foi aberto na manhã desta sexta, 27, no Anfiteatro do Módulo de Aulas Professor Manoel Soares Sarmento Filho, campus de Jequié, o Simpósio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Jornada Integração Cirurgias: joelho, quadril, ombro e trauma. O evento é uma realização da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Regional Bahia (SBOT) e da Liga de Trauma da Uesb, com organização do Grupo Qualité, e parceria com a Universidade através do Departamento de Saúde 2 e do Colegiado do Curso de Medicina.
O público presente teve contato com os avanços mais recentes da ciência na área de Ortopedia e Traumatologia. Para o médico membro da SBOT e palestrante do evento, Élio Cruz, essa parceria entre as instituições e a Uesb é de fundamental importância. “Esse é um evento que une a SBOT e a UESB, duas entidades muito importantes e que traz aqui para nossa cidade profissionais expoentes a nível nacional para estarem falando sobre temas muito relevantes da ortopedia e traumatologia com os estudantes de Medicina, Fisioterapia e Enfermagem, porque no futuro eles serão as equipes multidisciplinares a ir aos hospitais”, destaca Cruz.
A fisioterapeuta egressa da Uesb Janúbia dos Santos Mota concorda com o médico sobre a relevância do evento. “Para um profissional, esse momento é de extrema importância. A gente precisa estar atento a cada novidade principalmente na área de saúde, que a todo momento vem novas publicações científicas, novos estudos comprovantes técnicos diferentes, então temos que estar antenados. É extremamente importante em cada oportunidade a gente absorver a maior parte do conteúdo possível para que possamos levar ao paciente o que há de novo”, acredita Mota.
Larissa Silva Sandy, acadêmica do 3º ano do Curso de Medicina, participa do Simpósio como monitora e destaca esse momento de sua formação e a aproximação dos estudantes com a SBOT. “Essa jornada de integração é muito importante para aproximar mais a Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia com os alunos de toda área de saúde do interior. Tem sido bastante produtivo, estão tendo palestras maravilhosas onde a prática está sendo bem explicitada e tem coisas além do livro, o que traz um pouco da vivência. Para nós, alunos de medicina, como monitores, também está sendo muito vantajoso por ter um contato a mais com esses profissionais”, revela Sandy.
O médico membro da SBOT e palestrante do evento, Daniel de Alcântara Jones, abordou temas relacionados às suas especialidades de tratamento de pé, tornozelo e fraturas. Ele também aprovou a iniciativa. “Esse bom relacionamento entre a gente e a Uesb é bom tanto para a Universidade com a parte de atualização, como é bom para a gente como médico também, pois estamos pesquisando, vendo artigos novos, vendo tudo de mais novo em cada área, nos atualizando para poder trazer aqui para Uesb”, entende Jones.
O ineditismo do Simpósio foi destacado pelo acadêmico Tiago Ferraz Mascarenhas, do 4º ano do Curso de Medicina. “É muito importante ter esse evento aqui na Uesb, em Jequié, porque é uma coisa que não vemos tanto na graduação, já que é uma coisa mais específica, a Ortopedia, a cirurgia ortopédica. É muito importante ter essa inserção na graduação principalmente com o evento da SBOT que traz seus maiores referentes aqui na Bahia para demonstrarem seus conhecimentos”, conclui Mascarenhas. O evento segue com sua programação neste sábado, 28, das 8 às 12 horas.