A Uesb classificou três reportagens para a final estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo. “A contribuição dos pequenos negócios na transformação de realidades locais” foi o tema desta edição e teve como finalistas a repórter Taís Patez, do Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte), e os estudantes de jornalismo Emily Chaves e Murilo Trindade.
Dentre as cinco categorias listadas, os representantes da Universidade se destacam em duas delas: texto, que corresponde às melhores matérias publicadas em veículos impressos, jornais, sites de notícias e blogs; e vídeo, que abrange conteúdos veiculados em jornais de televisão ou publicados em canais de jornalismo nas plataformas digitais.
A reportagem sobre mulheres empreendedoras, que, por meio de atividades de capacitação, desempenham um papel inspirador no interior baiano, de Taís Patez, foi uma das escolhidas entre as mais de 180 inscrições no estado da Bahia. “Essa reportagem, especificamente, é muito especial para mim, como mulher, pois contamos um pouco da trajetória de mulheres donas do seu próprio negócio”, afirmou a repórter.
Taís conta também que o reconhecimento é fruto de um trabalho em conjunto. “Tanto eu quanto toda a equipe da TV UESB, por trás da matéria, estamos muito felizes por sermos finalistas desta etapa. É o reconhecimento de um trabalho que fazemos com muita dedicação todos os dias”, concluiu.
A liderança feminina no empreendimento também foi destaque na categoria texto. Pelo Site Coreto, Emily Chaves ressaltou as histórias de mulheres da cidade de Barra do Choça que ocupam cargos relevantes em diferentes campos de atuação. Emily conta que a matéria “foi desenvolvida com o intuito de homenagear cada narrativa e, ao descobrir que a minha produção foi finalista do Prêmio Sebrae de Jornalismo, fiquei extremamente feliz e agradecida”.
O Prêmio é dividido em três etapas: estadual, regional e nacional. Nesta primeira fase, dentre os 49 projetos selecionados, Murilo Trindade, pelo Site Avoador, abordou o empreendedorismo no São João da Bahia. A produção trouxe personagens que fazem os festejos na região sudoeste do estado, como no ramo alimentício e na arte.
O estudante conta que a ideia partiu do seu amor pela festa e que, para colocar a reportagem no ar, buscou tomar “cuidado com cada palavra escolhida, pensando em um texto de leitura leve e agradável, mas sem perder as premissas de um bom jornalismo”.
“Para mim, representar a Uesb, o site Avoador e o curso de Jornalismo ao lado de outros nomes brilhantes do jornalismo de Vitória da Conquista é um dos melhores sentimentos da minha trajetória acadêmica”, finalizou.
O resultado da etapa estadual será divulgado no dia 10 de setembro, na sede do Sebrae, durante a realização do 1º Encontro Baiano de Comunicadores.