A Pró-Reitoria de Administração (Proad) planeja, coordena, orienta e fiscaliza as atividades administrativas que são essenciais para o crescimento, desenvolvimento e modernização da Universidade. O setor tem como uma de suas funções proporcionar as condições necessárias para o cumprimento das atividades finalísticas da Instituição, que são o ensino, a pesquisa e a extensão.
Na Pró-Reitoria, são definidos direcionamentos administrativos diversos, que vão desde questões que envolvem o orçamento até aqueles direcionados à gestão de pessoas. Entre as principais atividades desenvolvidas pelo setor, está o planejamento referente à aquisição de bens e serviços; supervisão de infraestrutura; desenvolvimento de recursos humanos; controle de patrimônio; acompanhamento orçamentário, além do gerenciamento dos contratos com fornecedores.
Em um esforço constante para atender às demandas, a dinâmica é sempre o uso do diálogo e da transparência como meio junto ao Governo, à comunidade acadêmica e à sociedade civil. Isso representa uma prática democrática de gestão, mas que necessita de planejamento para ser viabilizada. À frente da Proad desde junho de 2018, o professor Elinaldo Leal Santos destacou que “estamos envolvendo a comunidade interna e externa num ambiente de gestão democrática, participativa e de transparência, com várias frentes de atuação”.
Ao longo do último ano, foram realizadas várias reformas nos três campi da Universidade, o que possibilitou uma melhor utilização dos espaços, contribuindo para o bem-estar da comunidade acadêmica e otimização do patrimônio físico já existente. Focando em ações que envolvem projetos especializados nas áreas de Engenharia, Arquitetura, Engenharia Elétrica e Urbanismo, o pró-reitor falou sobre a necessidade de se executar esses projetos, mas destacou que “necessita de um tempo e uma equipe especializada para essa finalidade, mas, estamos comprometidos e empenhados com esses desafios”.
A Proad também está envolvida no projeto de padronização institucional, que inclui uma nova identidade visual para a Uesb. Entre as ações desenvolvidas até o momento, já foram estabelecidas cores e formatos que serão utilizados nos prédios. Além disso, já estão em produção placas de localização, que serão distribuídas nos três campi, e a definição do modelo de papel timbrado a ser adotado, que já está sendo aplicado por grande parte dos setores. O Manual estará disponível, em breve, no site da Instituição, para que possa ser consultado.
Um dos maiores desafios da Pró-Reitoria, ainda para 2019, é viabilizar condições para executar os recursos orçamentários previstos para investimento, que são obras e bens permanentes, o que não é uma tarefa simples, de acordo com o gestor da pasta. Ações como implementar o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), o Projeto Pedagógico Institucional (PPI) e a Estatuinte são importantes para direcionar as ações do setor, no sentido de projetar as políticas de ensino, pesquisa, inovação, extensão, internacionalização, assistência estudantil, comunicação, infraestrutura, sustentabilidade e desenvolvimento humano.