O próximo episódio do programa Univerciência vai ao ar neste sábado, 4, às 13h30. A temporada comemora os 5 anos de existência do programa, promovendo a divulgação de pesquisas e avanços científicos realizados por instituições públicas do Nordeste brasileiro.
A edição mostrará como pesquisadores Uesb, campus de Jequié, desenvolvem estudo que busca identificar fraudes em méis comercializados em feiras livres da cidade baiana. Os estudos apontaram que 90% das amostras analisadas apresentaram adulterações na composição do alimento.
E tem mais! Unindo ciência aos saberes tradicionais, além da preocupação com o meio ambiente, cientistas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão estão utilizando a mangaba como matéria-prima na produção de cosméticos. São produtos sustentáveis, que respeitam a biodiversidade e comunidades locais.
Já no Parque Florestal Mata de Cazuzinha, um pedaço preservado de Mata Atlântica no Recôncavo da Bahia, foram descobertas novas espécies de plantas, dentre elas, espécies que só existem na região. A pesquisa, desenvolvida pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, em Cruz das Almas, reforça a importância da conservação ambiental e a força da região no mapa da biodiversidade global.
Como reprise em comemoração aos 5 anos, o programa veiculará a pesquisa de cientistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que desenvolveram um gel a partir de plantas da região. O produto pode ser uma alternativa terapêutica no tratamento de envenenamento provocado por animais peçonhentos.
Sobre o Univerciência – A cada episódio, o programa destaca quatro pesquisas científicas nordestinas, além trazer informações sobre o mundo da ciência. O programa vai ao ar todo sábado, na TV Uesb (canal 4.1), para Vitória da Conquista e região, e na TVE Bahia, para todo o estado da Bahia, com reprise às quartas-feiras, às 6 horas, na TV Brasil. Todo o conteúdo fica disponível no canal da TV Uesb no YouTube.
Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail univerciencia@uesb.edu.br.