Neste sábado, 18, tem mais ciência produzida no Nordeste brasileiro na sua telinha. O Univerciência exibe um novo episódio da sétima temporada, que celebra os 5 anos de existência do programa. A atração vai ao ar às 13h30 na TV Uesb, com transmissão, também, pelo YouTube e em outras emissoras parcerias, como a TV Brasil.
Neste episódio, você confere uma pesquisa que visa atenuar os impactos ambientais causados pelo uso excessivo de fertilizantes na agricultura. O estudo é feito por pesquisadores da Uesb, campus de Vitória da Conquista, que desenvolveram um produto menos agressivo para o meio ambiente.
Direto da Universidade Federal do Ceará (UFC), o programa mostra uma pesquisa com líquido da castanha do caju, utilizado, agora, como substituto de materiais na siderurgia. Para combater e denunciar casos de violência contra infantojuvenil, pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), desenvolveram um software batizado de “Odonto Guardião”, onde é possível registrar e encaminhar casos suspeitos diretamente para o Conselho Tutelar.
Em comemoração aos 5 anos do programa, o episódio contará com a reprise da matéria especial sobre o estudo que investiga quais áreas e períodos do ano há maior ocorrência de incêndio florestal na Bahia. A pesquisa é do IF Baiano, campus de Xique-Xique.
Sobre o Univerciência – A cada episódio, o programa destaca quatro pesquisas científicas nordestinas, além de trazer informações sobre o mundo da ciência. O programa vai ao ar todo sábado, na TV Uesb (canal 4.1), para Vitória da Conquista e região, e na TVE Bahia, para todo o estado da Bahia, com reprise às quartas-feiras, às 6 horas, na TV Brasil. Todo o conteúdo fica disponível no canal da TV Uesb no YouTube.
Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail univerciencia@uesb.edu.br.