Com destaque para as pesquisas desenvolvidas por instituições públicas do Nordeste brasileiro, o Univerciência exibe o terceiro episódio da 7ª temporada neste sábado, 26. Liderada pela TV Uesb, a atração vai ar às 13h30 e conta com divulgação em todo território nacional e internacionalmente, por meio da parceria com a TV Brasil.
Neste episódio, o telespectador vai conferir o trabalho de pesquisadores do Instituto Federal da Paraíba (IFPB) em um programa que busca a recuperação da biodiversidade marinha, além da promoção da produtividade pesqueira, do turismo sustentável e da instalação de recifes artificiais.
Em Juazeiro, no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), o programa mostra as potencialidades do esterco de caprinos como matéria-prima para o cultivo de hortaliças. E em Imperatriz, no Instituto Federal do Maranhão (IFMA), cientistas utilizaram fibras de casca de banana e uma fonte plástica alternativa, extraída de sementes naturais, para desenvolver um filme biodegradável sustentável.
Por fim, o Univerciência mostra uma parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com a empresa de energia Eneva, que monitora e avalia a produção de energia elétrica de alta tensão. O método utilizado são os ensaios de geração de alta tensão contínua, alternada e impulsiva.
Sobre o Univerciência – A cada episódio, o programa destaca quatro pesquisas científicas nordestinas, além trazer informações sobre o mundo da ciência. O programa vai ao ar todo sábado, na TV Uesb (canal 4.1), para Vitória da Conquista e região, e na TVE Bahia, para todo o estado da Bahia, com reprise às quartas-feiras, às 6 horas, na TV Brasil. Todo o conteúdo fica disponível no canal da TV Uesb no YouTube.
Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail univerciencia@uesb.edu.br.