O quarto episódio da 7ª temporada do Univerciência chega ao ar neste sábado (02), às 13h30. O programa, que é licenciado pela Tv Uesb, apresenta como destaque um estudo realizado no campus de Jequié, que visa entender os impactos da atividade física na vida de pessoas idosas e seus efeitos na saúde mental desse grupo populacional. Por meio da parceria com a TV Brasil, o Univerciência é divulgado em todo território nacional e internacionalmente.
Nesse novo episódio, o telespectador também confere o aplicativo desenvolvido pela Universidade Federal do Ceará, que utiliza inteligência artificial e realidade aumentada para contar a história de uma antiga igreja de Fortaleza.
Já na Universidade Federal de Pernambuco, o destaque é para um estudo capaz de identificar adulterações no azeite. Essa pesquisa é um importante avanço tecnológico para a segurança alimentar.
Além disso, uma pesquisa realizada na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, no Rio Grande do Norte, mostra como o melhoramento genético de abelhas-rainhas, conhecidas como africanizadas, pode aumentar em até 40% a produção de mel das colmeias.
Sobre o Univerciência – A cada episódio, o programa destaca quatro pesquisas científicas nordestinas, além trazer informações sobre o mundo da ciência. O programa vai ao ar todo sábado, na TV Uesb (canal 4.1), para Vitória da Conquista e região, e na TVE Bahia, para todo o estado da Bahia, com reprise às quartas-feiras, às 6 horas, na TV Brasil. Todo o conteúdo fica disponível no canal da TV Uesb no YouTube.
Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail univerciencia@uesb.edu.br.