No próximo dia 9 de agosto, vai ao ar o quinto episódio do “Univerciência”. O Programa será exibido às 13h30, pela TV Uesb, e um dos destaques desta edição é o desenvolvimento de um aplicativo capaz de rastrear o câncer do tipo melanoma. O dispositivo foi desenvolvido por pesquisadores do Núcleo de Tecnologias Estratégicas da Saúde, da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).
Agora, alunos da rede pública de ensino poderão contar com um modelo inovador que torna o ensino de robótica mais acessível. Desenvolvido por pesquisadores do Instituto Federal do Maranhão, o projeto busca contribuir com o processo de aprendizagem por meio dessas novas tecnologias.
Estudos relacionados ao meio ambiente também ganham destaque no episódio – Uma pesquisa realizada na Universidade Federal do Ceará (UFC) revelou que existem apenas 16% dos ecossistemas remanescentes em Fortaleza. O trabalho identificou, ainda, 60 áreas de vegetação vulneráveis ao desmatamento.
Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pesquisadores desenvolvem estudos sobre a produção de hidrogênio como fonte de energia limpa. O objetivo é contribuir com fontes de energia sustentável para atenuar as crises climática.
Sobre o Univerciência – A cada episódio, o programa destaca quatro pesquisas científicas desenvolvidas no Nordeste, além de trazer informações sobre o mundo da ciência. O Univerciência vai ao ar todos os sábado, na TV Uesb (canal 4.1), para Vitória da Conquista e região, e na TVE Bahia, para todo o estado. A reprise acontece às quartas-feiras, às 6 horas, na TV Brasil. Todo o conteúdo fica disponível no canal da TV Uesb no YouTube.
Outras informações podem ser solicitadas pelo e-mail univerciencia@uesb.edu.br.