Aconteceu na última sexta-feira, 18, no campus de Vitória da Conquista, o evento “Diálogos Pedagógicos”, iniciando a agenda de visitas às universidades parceiras do Programa Universidade Para Todos (UPT). Na ocasião, representantes da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), professores, monitores, cursistas e a coordenação do Programa trocaram relatos de experiências e apontaram potencialidades e sugestões para o futuro da iniciativa.
O momento representa uma oportunidade de identificar aspectos de melhora, além de oportunizar o diálogo entre as pessoas que fazem parte do programa. “Hoje a gente dá o pontapé nesse diálogo com o time UPT Uesb. Então, estamos falando com a equipe técnica, pedagógica, administrativa, para saber como o programa impacta a vida de cada um deles”, aponta Patrícia Machado, coordenadora geral do UPT pela SEC.
“Esse é um momento riquíssimo de troca de experiências. É extremamente importante para que possamos avaliar o programa e tomar decisões para a melhor entrega desse serviço para a comunidade”, ressalta o professor Nemésio Neto, coordenador geral do UPT na Uesb.
Jaíne Souza faz parte da turma de cursistas do município de Cândido Sales e teve o seu primeiro contato com o Programa este ano. A estudante relata que percebeu uma melhora no seu desempenho nas matérias após o início do cursinho: “hoje vejo que participar do curso foi uma das melhores escolhas que eu fiz. Os professores são um apoio constante. Eles não nos deixam desistir. Com isso, notei a minha melhora nas matérias”, relata.
Atualmente, a Uesb atua em 29 municípios, com polos específicos de formação, por meio do UPT. “O impacto para o cursista, seja no concluinte ou egresso é gigantesco. É oportunizar a esse estudante da rede pública competir por uma vaga no Ensino Superior e, com isso, poder ingressar em uma universidade pública e de qualidade”, destaca Nemésio.
Conhecendo o espaço do conhecimento – No sábado, 19, os cursistas do Programa visitaram os três campi da Uesb, com programação das 8h30 às 17h30. Os estudantes visitaram os laboratórios da Universidade, além de participarem de palestras, orientação vocacional e um aulão preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Universidade Para Todos é um programa coordenado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia, em parceria com as universidades públicas: Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual de Feita de Santana (Uefs), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) e Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Por meio do curso preparatório oferecido para concluintes e egressos do Ensino Médio, oriundos da rede pública, o Programa oportuniza aos cursistas o ingresso em instituições de Ensino Superior.