Com o objetivo de possibilitar, de forma integrada, o processo de revalidação de diplomas de graduação em Medicina expedidos por instituições de ensino superior estrangeiras, as Universidades Estaduais da Bahia (Ueba’s) implantaram o Programa Interinstitucional de Revalidação de Diplomas de Graduação em Medicina. Todo o processo seguirá as orientações estabelecidas em Regulamento publicado no último dia 29 de setembro, bem como em instruções normativas específicas.
A revalidação será feita em três etapas. De caráter eliminatório e classificatório, a primeira etapa será uma prova escrita, na qual é preciso ter aproveitamento mínimo de 60% e ser aprovado dentro do número de vagas estabelecidas. A segunda etapa, também eliminatória, será a análise documental. Por fim, os aprovados nas duas etapas irão participar de uma avaliação téorico-prática processual, realizada por meio de módulos temáticos em serviço, a serem desenvolvidos em unidades públicas de saúde municipais, estaduais ou federais.
O número de vagas para ingresso no Programa será definido por instituição e divulgado no Edital, com publicação prevista ainda em 2020. No Edital, será possível conferir também o período de inscrições, o cronograma de todo o processo de revalidação e outros detalhes.
O Programa contará com uma coordenação interinstitucional, além de coordenações locais presentes em cada instituição ou em cada campus das Universidades Estaduais da Bahia em que esteja instalado curso de Medicina devidamente reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação.
Para saber mais sobre o processo, acesse o Regulamento completo do Programa Interinstitucional de Revalidação de Diplomas de Graduação, instituído pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs).